“Melhor em Casa” é referência na Atenção Básica em Uberlândia

uipi.com.br
Com premiações nacionais e participação internacional, programa já atendeu mais de oito mil pacientes no conforto de casa

 Escolhida pela Prefeitura para ser prioridade na promoção do desenvolvimento em Uberlândia, a atenção à saúde da população teve em 2015 avanços que foram premiados e considerados como modelo de gestão no setor. Requisitos como a qualidade dos serviços, humanização, ampliação da cobertura de atendimento a saúde foram melhorados com a inauguração de cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e outras oito totalmente reformadas ou ampliadas.
As ações de vigilância em saúde receberam o aumento do efetivo de agentes de saúde atuando nas ruas, além da aquisição e reforma de equipamentos para operar como reforço em outros programas assistenciais, como é o caso do Programa de Saúde Bucal.

Entre os benefícios levados à população, o Programa Melhor em Casa foi referenciado como modelo de assistência na Atenção Básica no município e recebeu quatro prêmios na edição de 2015 do Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Atenção Domiciliar, realizado na cidade de São Paulo. O tema da 14ª edição do congresso foi “A arte do Cuidado: Luz e Sombra na atenção domiciliar”.


Reconhecimento do atendimento em domicílio

Nos últimos dois anos o Programa Melhor em casa de Uberlândia foi premiado no Fórum de atenção domiciliar em Ribeirão Preto, no ano de 2013, por suas experiências exitosas, e também no 13° Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Atenção Domiciliar, realizado em 2014. Os resultados do programa no município também foram levados neste ano para a 14ª edição do Congresso Mundial de Saúde, realizado na cidade de Kolkata, na Índia.
Uberlândia também é considerada pelo Ministério da Saúde, referência na região para atendimento em domicílio. Foi realizado em 2014 no Hospital Maternidade Municipal o seminário sobre monitoramento e fluxos do Serviço de Atendimento em Domicílio (SAD) com representantes das cidades de Uberaba, Monte Carmelo, Araguari, Ituiutaba e Patrocínio.
O programa tem como premissa ofertar atendimento domiciliar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município que, com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, necessitam com maior frequência de cuidados, acompanhamento contínuo e uso de equipamentos de saúde.
Benefícios como a redução dos índices de infecções hospitalares e as facilidades terapêuticas de recuperar os pacientes no conforto do ambiente familiar fizeram do Melhor em Casa um modelo de assistência a ser seguido por outros municípios da região. É possível também mencionar a vantagem da otimização do uso de equipamentos hospitalares e do acompanhamento orientado junto às famílias.
A dona de casa Bertolina Euqueres Ferreira, 75 anos, foi subitamente acometida por um acidente vascular em junho. Naquele momento a família recorreu a uma unidade de saúde da rede municipal onde recebeu os primeiros socorros. Finalizado o susto, houve o primeiro contato com os profissionais do Melhor em Casa e realizado os trâmites de admissão ao programa. Segundo a filha da paciente, Maria das Graças Araújo, aquele momento sinalizou alívio e esperança na luta pela recuperação da mãe. “Fomos visitados e continuamente orientados sobre as rotinas e cuidados necessários. Acabamos criando vínculos emocionais com estes profissionais. É marcante receber assistência médica integral ao alcance de apenas uma chamada telefônica”, disse.
Ainda que as histórias sejam diferentes, as famílias atendidas pelo Melhor em Casa compartilham da gratidão pela facilidade e conforto ofertados com o programa. Angelita Virgínia da Silva necessitou de cuidados específicos decorrentes de complicações de uma fratura. A paciente contou que acaba de receber alta médica e desde o primeiro atendimento ficou surpresa com o profissionalismo da equipe. “Percebi logo no começo que estes profissionais se tornariam uma extensão da minha família. Não tive nenhum descontentamento ao longo desses quinze meses de tratamento”, disse.

Criação do programa

A Secretaria de Saúde de Uberlândia implantou o Melhor em Casa em abril de 2013, numa parceria com o Hospital de Clínicas da UFU. Inicialmente com quatro equipes, manteve a visão de uma abordagem de tratamento em que além da assistência humanizada junto às famílias do pacientes, buscava reduzir os agravos à saúde da população de forma ainda mais ampla.
Segundo Laerte Honorato, coordenador do Programa Melhor em Casa, o reconhecimento do trabalho e a premiação pelo terceiro ano consecutivo comprovam que houve uma abordagem correta na continuidade dos tratamentos a partir da casa dos pacientes. “O programa coopera com a funcionalidade da rede de saúde em ampla escala. À medida que reduzimos internações evitando a necessidade de transferências, o paciente se recupera mais rápido. Em conseqüência, desafogamos o sistema ofertando mais conforto e facilidade nas demandas espontâneas de urgências e emergências”, explica.

Melhoria Contínua

A Prefeitura de Uberlândia mesmo sendo três vezes premiada nas avaliações de qualidade na saúde dos usuários pretende manter o foco no crescimento e na excelência dos serviços prestados. O planejamento da estratégia do Melhor em Casa para 2016 visa aprimorar a capacitação dos profissionais estreitando a parceria entre os médicos da rede de atenção pré-hospitalar e as equipes da Atenção Básica. Atualmente, cinco equipes com médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo atuam viabilizando mais qualidade e humanização a 280 pacientes. Desde a implantação o Melhor em Casa já atendeu no conforto do lar aproximadamente 8 mil pacientes. Em média, 80% destes pacientes estão acima dos 60 anos de idade, o que representa também uma valorização na atenção à saúde do idoso.
Atuando com tecnologia e agilidade nos processos, as equipes do Melhor em Casa trabalham com tablets e inserem informações do paciente em prontuário digital utilizando o programa e-SUS. Com esta ferramenta é possível fazer o acompanhamento online da evolução clínica dos pacientes e ter acesso ao histórico do prontuário com mais facilidade. O Ministério da Saúde reconhece que o bem-estar, o carinho e a atenção familiar são fundamentais para a recuperação de doenças. Por isso é importante estabelecer o diálogo entre pacientes, cuidadores e a equipe do Programa Melhor em Casa assim que o paciente passa a ser assistido.

Márley Naves
Saúde



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