Produtor Rural de Paracatu aumenta renda depois de curso do Senar

O produtor rural Matheus Luiz Brandão soube aproveitar bem o aprendizado oferecido pelo Senar Minas e se tornou um exemplo de desenvolvimento para os demais trabalhadores da região de Paracatu.

Morador do Assentamento Tiro e Queda, situado ha 40 km da cidade, Matheus tirava o sustento dos 400 litros leite produzidos na roça e vendidos à cooperativa do município. Nessa atividade já utilizava técnicas que havia aprendido há alguns anos no curso de Ordenhadeira Mecânica.

Mas, foi em junho deste ano que o produtor viu no Senar, uma chance de aumentar a renda da família e sair da zona de conforto por meio do treinamento de Fabricação de Laticínios e hoje, produz também queijo e iogurte, vendidos sob encomenda aos vizinhos e comerciantes da cidade.

Na Fazenda Bom Sucesso, Matheus e os demais participantes foram instruídos pela instrutora Marcia Maria Ferreira e aprenderam sobre o processo de fabricação de diversos derivados do leite como: doces, queijos, ricotas e iogurtes. Também estudaram sobre noções de legislação, registro junto a órgãos de inspeção, higiene do local de trabalho e dos utensílios e rotulagem dos produtos
.A mobilizadora do Sindicato Rural de Paracatu, Benedita Oliveira, acompanhou o processo de crescimento do produtor rural. “Era nítida a dedicação dele, pois percorria 80 km por dia para participar do curso e hoje está colhendo bons resultados”.

Em poucos meses a renda mensal aumentou cerca de R$1500,00 graças às novas atividades. “Cresci muito com os cursos do Senar. Hoje sei resolver qualquer problema na ordenha, evitando gastos que eu tinha antes e o mais importante: estou conquistando uma renda melhor e pretendo crescer bem mais que isso”, contou o pequeno produtor.

Ele disse ainda que está com muitos planos e já foi em busca de apoio de órgãos responsáveis para a construção de uma estrutura mais adequada para a fabricação do queijo e do iogurte, um investimento que ficará em torno de 30 mil, mas, dobrará o valor total que ganha atualmente.

“Casos como este nos incentivam a trabalhar ainda mais, para que nossos produtores rurais sejam estimulados a melhorar, ter prazer no seu negócio e gerar motivação em toda família. Assim, a chance do negócio prosperar é ainda maior”, comentou o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.


Bárbara Gonçalves
Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva