Produtor Rural de Paracatu aumenta renda depois de curso do Senar

O produtor rural Matheus Luiz Brandão soube aproveitar bem o aprendizado oferecido pelo Senar Minas e se tornou um exemplo de desenvolvimento para os demais trabalhadores da região de Paracatu.

Morador do Assentamento Tiro e Queda, situado ha 40 km da cidade, Matheus tirava o sustento dos 400 litros leite produzidos na roça e vendidos à cooperativa do município. Nessa atividade já utilizava técnicas que havia aprendido há alguns anos no curso de Ordenhadeira Mecânica.

Mas, foi em junho deste ano que o produtor viu no Senar, uma chance de aumentar a renda da família e sair da zona de conforto por meio do treinamento de Fabricação de Laticínios e hoje, produz também queijo e iogurte, vendidos sob encomenda aos vizinhos e comerciantes da cidade.

Na Fazenda Bom Sucesso, Matheus e os demais participantes foram instruídos pela instrutora Marcia Maria Ferreira e aprenderam sobre o processo de fabricação de diversos derivados do leite como: doces, queijos, ricotas e iogurtes. Também estudaram sobre noções de legislação, registro junto a órgãos de inspeção, higiene do local de trabalho e dos utensílios e rotulagem dos produtos
.A mobilizadora do Sindicato Rural de Paracatu, Benedita Oliveira, acompanhou o processo de crescimento do produtor rural. “Era nítida a dedicação dele, pois percorria 80 km por dia para participar do curso e hoje está colhendo bons resultados”.

Em poucos meses a renda mensal aumentou cerca de R$1500,00 graças às novas atividades. “Cresci muito com os cursos do Senar. Hoje sei resolver qualquer problema na ordenha, evitando gastos que eu tinha antes e o mais importante: estou conquistando uma renda melhor e pretendo crescer bem mais que isso”, contou o pequeno produtor.

Ele disse ainda que está com muitos planos e já foi em busca de apoio de órgãos responsáveis para a construção de uma estrutura mais adequada para a fabricação do queijo e do iogurte, um investimento que ficará em torno de 30 mil, mas, dobrará o valor total que ganha atualmente.

“Casos como este nos incentivam a trabalhar ainda mais, para que nossos produtores rurais sejam estimulados a melhorar, ter prazer no seu negócio e gerar motivação em toda família. Assim, a chance do negócio prosperar é ainda maior”, comentou o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.


Bárbara Gonçalves
Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos