Uberlândia é o primeiro município do país a ter autorização para operar canal público de TV
GUSTAVO MOREIRA SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA |
Na página 36 do plano de governo do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, consta que entre as prioridades da sua gestão era trabalhar para instalar rádio, televisão pública e novas mídias para o município. Na manhã desta quinta-feira (17) a proposta tornou-se realidade com a autorização concedida ao Município para operar o Canal da Cidadania na TV Digital. A assinatura da portaria contou com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, do deputado federal, Mario Heringer e do prefeito Gilmar Machado.
Apesar de Salvador já ter a licença para operar o Canal da Cidadania, o Município de Uberlândia é considerado o primeiro do país a obter essa outorga, processo que começou em abril de 2013 com o protocolo de pedido do prefeito Gilmar Machado ao Ministério das Comunicações. Em outubro de 2015, o Governo Federal publicou, no Diário Oficial, a autorização para o Município ter o próprio canal de televisão, chamado TV Uberlândia – Mais perto da nossa gente.
A transmissão será pelo Canal 24 D, com qualidade digital, e os conteúdos serão exibidos em quatro faixas. A primeira destinada ao poder público municipal, a segunda para o poder público estadual e as outras duas para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local.
“A TV chega para cumprir com a sua função, que é promover o debate com a sociedade levando à população informações sobre tudo que está acontecendo na cidade. Isso é democracia e não temos dificuldade com isso. O que queremos é uma aproximação com a nossa gente e vamos usar o canal para isso”, destacou o prefeito Gilmar Machado.
Para o ministro das Comunicações, André Figueiredo, Uberlândia passa a ser exemplo em todo o país com a iniciativa de ter o Canal da Cidadania na TV Digital. “Nesses três anos de programa temos 361 municípios solicitando a adesão e Uberlândia foi a primeira a se manifestar e a preparar toda a documentação. Por isso, é espelho já que por meio do poder público, em conjunto com a sociedade civil, fará a divulgação de conteúdos para conhecimento e integração da população”, reforçou.
O próximo passo para a TV Uberlândia iniciar a programação – prevista para o primeiro semestre de 2016 – é escolher a emissora de TV Pública para associar e transmitir conteúdo nacional e planejar esse conteúdo, que será construído juntamente com a sociedade civil, poder público e entidades.
Para a gestão do canal foi criado o Conselho Municipal do Canal da Cidadania, publicado no Diário Oficial do Município no dia 24 de abril de 2013. “O prefeito Gimar Machado sempre deu liberdade para desenvolvermos nossos trabalhos e a TV Uberlândia será justamente para aprofundar as discussões estratégicas da cidade e para que a sociedade conheça o que os governantes têm feito pelo país. A TV é estratégia para que a sociedade de Uberlândia saiba o que está sendo feito para ela. Vamos entrar na casa das pessoas com informações que serão úteis para o dia a dia delas”, disse o secretário Municipal de Comunicação Social, Gustavo Moreira.
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Comentários