Curso de aprendizagem industrial é oportunidade para jovens de Vazante

Votorantim Metais abre inscrições para a capacitação que, em 2016, contará com aulas teóricas no Senai e práticas na empresa

Jovens de Vazante terão a oportunidade de se especializar na área industrial, por meio do novo curso de Aprendizagem e Operação em Processos Industriais, que será realizado pela Votorantim Metais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI- MG).


O curso é gratuito e terá início em fevereiro de 2016. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 23 de dezembro no SENAI Vazante. Podem se inscrever os estudantes que irão completar 18 anos até junho de 2016 e que tenham, pelo menos, o ensino médio completo. A carga horária é de oito horas/aula por dia no Senai e de seis horas/dia na Votorantim Metais. Serão disponibilizadas 20 vagas.

 A iniciativa atende às exigências da Lei de Aprendizagem e visa qualificar a formação profissional de adolescentes, gerando mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. A novidade está no fato de que a parte prática do curso será realizada dentro da Unidade da Votorantim Metais em Vazante, o que contribuirá para o ganho de conhecimento dos estudantes.

O curso foi estruturado para contemplar todas as áreas operacionais da Unidade que podem receber jovens aprendizes, conforme normais de segurança ocupacional e legislação trabalhista. Ao todo, serão seis meses de aulas teóricas no Senai e outros seis meses de aulas práticas na empresa.

“Ao investir no curso de aprendizagem, a Votorantim Metais reforça o seu compromisso em qualificar profissionalmente os jovens do município, tanto para futuras oportunidades na empresa, quanto para o mercado de trabalho em geral. Ficamos extremamente satisfeitos de encontrar diversos casos de pessoas que foram aprendizes e hoje já assumiram funções e responsabilidades na empresa”, declara Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais.

Após o final do curso de aprendizagem, os jovens serão avaliados e aqueles que mais se destacarem terão seu currículo incluído no banco de aprendizes, aumentando as chances de futuras contratações no mercado de trabalho.

Foi o que aconteceu com Maria Alice Araújo de Melo, de 19 anos, que hoje trabalha na área de Manutenção da empresa. Após finalizar o Ensino Médio, ela fez dois cursos técnicos: o Aprendiz do SENAI e outro na área de solda. Com muita dedicação, ela se destacou e conquistou uma vaga na Votorantim Metais.

“O curso de aprendizagem começou no início de 2014, sendo que eu tinha terminado o Ensino médio em dezembro de 2013, com formação técnica. Em setembro, fiz 18 anos. Em novembro, após o processo seletivo na empresa, me tornei mantenedora e passei a atuar na área de manutenção e planejamento. Gosto muito do meu trabalho e já estou na faculdade, cursando engenharia civil. O intuito é seguir crescendo profissionalmente”, explica.

Maria Alice ressalta a importância do curso de aprendizagem. “A qualificação abre portas no mercado de trabalho. Na escola, aprendemos as diversas disciplinas. Com a formação técnica do Senai aprendemos a lidar com o mercado de trabalho, por isso a importância de conhecer e se envolver com a área técnica”, avalia.

Lei de Aprendizagem 
A Lei de Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. No âmbito da Lei, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.





ass gustavo

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos