Curso de aprendizagem industrial é oportunidade para jovens de Vazante

Votorantim Metais abre inscrições para a capacitação que, em 2016, contará com aulas teóricas no Senai e práticas na empresa

Jovens de Vazante terão a oportunidade de se especializar na área industrial, por meio do novo curso de Aprendizagem e Operação em Processos Industriais, que será realizado pela Votorantim Metais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI- MG).


O curso é gratuito e terá início em fevereiro de 2016. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 23 de dezembro no SENAI Vazante. Podem se inscrever os estudantes que irão completar 18 anos até junho de 2016 e que tenham, pelo menos, o ensino médio completo. A carga horária é de oito horas/aula por dia no Senai e de seis horas/dia na Votorantim Metais. Serão disponibilizadas 20 vagas.

 A iniciativa atende às exigências da Lei de Aprendizagem e visa qualificar a formação profissional de adolescentes, gerando mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. A novidade está no fato de que a parte prática do curso será realizada dentro da Unidade da Votorantim Metais em Vazante, o que contribuirá para o ganho de conhecimento dos estudantes.

O curso foi estruturado para contemplar todas as áreas operacionais da Unidade que podem receber jovens aprendizes, conforme normais de segurança ocupacional e legislação trabalhista. Ao todo, serão seis meses de aulas teóricas no Senai e outros seis meses de aulas práticas na empresa.

“Ao investir no curso de aprendizagem, a Votorantim Metais reforça o seu compromisso em qualificar profissionalmente os jovens do município, tanto para futuras oportunidades na empresa, quanto para o mercado de trabalho em geral. Ficamos extremamente satisfeitos de encontrar diversos casos de pessoas que foram aprendizes e hoje já assumiram funções e responsabilidades na empresa”, declara Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais.

Após o final do curso de aprendizagem, os jovens serão avaliados e aqueles que mais se destacarem terão seu currículo incluído no banco de aprendizes, aumentando as chances de futuras contratações no mercado de trabalho.

Foi o que aconteceu com Maria Alice Araújo de Melo, de 19 anos, que hoje trabalha na área de Manutenção da empresa. Após finalizar o Ensino Médio, ela fez dois cursos técnicos: o Aprendiz do SENAI e outro na área de solda. Com muita dedicação, ela se destacou e conquistou uma vaga na Votorantim Metais.

“O curso de aprendizagem começou no início de 2014, sendo que eu tinha terminado o Ensino médio em dezembro de 2013, com formação técnica. Em setembro, fiz 18 anos. Em novembro, após o processo seletivo na empresa, me tornei mantenedora e passei a atuar na área de manutenção e planejamento. Gosto muito do meu trabalho e já estou na faculdade, cursando engenharia civil. O intuito é seguir crescendo profissionalmente”, explica.

Maria Alice ressalta a importância do curso de aprendizagem. “A qualificação abre portas no mercado de trabalho. Na escola, aprendemos as diversas disciplinas. Com a formação técnica do Senai aprendemos a lidar com o mercado de trabalho, por isso a importância de conhecer e se envolver com a área técnica”, avalia.

Lei de Aprendizagem 
A Lei de Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. No âmbito da Lei, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.





ass gustavo

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva