Projeto “Dia de Feira” valoriza o caráter afetivo e cultural das feiras livres

 Valorizar o caráter afetivo e cultural das feiras livres de Uberlândia foi um dos principais objetivos do Projeto “Dia de Feira”, idealizado pela artística plástica Priscila Rampin, que trouxe em cartões postais uma documentação poética desses variados elementos e cenários a partir das lentes de cinco artistas que percorreram as feiras de rua durante o mês de setembro de 2015. O encerramento do trabalho aconteceu nesta segunda-feira (7) com a entrega gratuita dos 728 kits compostos por um álbum multimidiático (fotografia, colagens visuais e textos) aos 364 feirantes, no auditório do Centro Administrativo.

Priscila explicou que durante 30 dias os fotógrafos captaram os espaços dos afazeres e o da convivência social, registraram desde os efeitos de um apurado senso estético que permeia a organização das mercadorias até os bastidores desse grande palco em que a rua se transforma no período de realização da feira.

Nos kits há uma produção fotográfica com registros realizados nas feiras, como é o caso do fotógrafo Guilherme Ferreira. Em um panorama em preto e branco, a irreal ausência de cor da feira faz as pessoas verem de outro modo. “Nos concentramos nas formas, no jogo óptico das listas das lonas, na repetição circular das tampas de alumínio ou na cliente cujos cabelos grisalhos tão bem participam desse instante”, conta.
Os artistas perceberam durante as visitas que as feiras carregam aspectos culturais, econômicos da cidade, do bairro e da unidade familiar. Esta prática comercial é, na maioria dos casos, a principal fonte de renda da família. Muitos feirantes começam nessa profissão por influência dos familiares, como uma atividade passada entre gerações. Prova disso é encontrar muitas crianças, filhos dos feirantes, já acompanhando os pais durante o período que acontecem as feiras.
O material produzido foi exposto durante exposições itinerantes que aconteceram em três feiras de bairros distintos.
A realização do projeto contou com incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), promovido pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Cultura. “O PMIC é um programa de seleção de projetos importante para a Secretaria e viabiliza as ações propostas pela comunidade”, ressalta o assessor cultural Ênio Fernandes.

Caráter social

      “Estou desde 2001 montando e desmontando barraca de frutas e verduras, e afirmo que este trabalho é inédito. Serve para expor as pessoas que ainda não conhecem a feira, o nosso dia a dia”, comenta satisfeito o feirante Paulo de Faria.
      A diretora de fiscalização e Inspeção da Secretaria de Agropecuária, Ana Vitória da Costa Lima, desta a importância da feira. “Nelas, acontecem diversos tipos de relações, desde a reunião de amigos, os encontros casuais entre vizinhos até a óbvia relação comercial. Constituem-se como um espaço democrático que recebe público de todas as faixas etárias e de classes sociais distintas”, sintetiza a diretora.
            O presidente do Sindicato dos Feirantes, Obismar Barbosa da Silva, comemorou a iniciativa do poder público em valorizar a categoria, responsável por gerar 1.200 empregos diretos durante a realização das 63 feiras. “Nosso ambiente de trabalho é tranqüilo, e temos que elogiar apoio que recebemos do Município. É importante retratar o cotidiano nestas imagens porque valorizam nosso lado humano” enfatiza.                                     

Adilson Silva
Secretaria de Agropecuária e Abastecimento
07/12/2015


  



Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva