Cuidado com os anexos que você recebem em e-mails e mensagens!

Esta manhã uma amiga comentou que havia recebido um e-mail com o título “processo penal” e que não sabia do que se tratava... Resolvi analisar os e-mails da minha pasta “lixo eletrônico” que são aqueles que já defini como suspeitos e não me dou ao trabalho de ler e vi que a média diária é de 10 a 15 mensagens por dia com vírus disfarçados em atalhos e anexos maliciosos.

Apesar do assunto ser recorrente, vejo que é importante tocar no assunto novamente aqui no Vida Digital, pois os ataques tem aumentado muito e muitos usuários podem por um momento ceder à curiosidade ou mesmo por descuido clicar num destes anexos e serem “infectados”.


Só pra você entender melhor do que estamos falando, existem muitas especialidades de vírus que podem infectar nossos computadores ou Smartphones. Basicamente, vamos falar de cinco tipos:
 1-Aqueles que só vem para atrapalhar o funcionamento do seu sistema. Você "sente" que algo está errado. Seu computador fica "se arrastando" a cada ação, vai ficando lento, aí você coloca a culpa na operadora de internet, na rede...  Sem saber que está infectado.


2-Aqueles que vem para destruir o seu sistema, apagar dados, programas, arquivos e quando você se der conta que tem algo errado, já é tarde demais! São vândalos digitais mesmo podem ser tipo Malware, Mutante, Boot, Trojan ou Cavalo de Tróia

3-Aqueles que vem para copiar tudo o que você fizer no seu computador. São chamados de Spyware ou programas espiões.

4-Tem também aqueles que vem para controlar o seu sistema operacional e o funcionamento do seu computador ou smartphone, fazendo com que ele vire um zumbi e possa inclusive praticar crime e armazenar conteúdo ilegal como pornografia infantil e outras coisas em seu computador.

5- Por fim, aqueles vírus que vem para sequestrar seu computador, travando o sistema com uma senha que você não conhece e pedindo resgate em dinheiro para liberar. Geralmente fazem contato e só liberam seu computador se você fizer um depósito em dinheiro para o sequestrador, mas... contudo...  entretanto...   sem nenhuma garantia que ele lhe dará a senha ou pedirá mais dinheiro. 

Todos esses vírus podem ser infiltrados em nossos computadores através de programas que vem junto aos anexos falsos de e-mails ou quando entramos em sites falsos muito parecidos com os verdadeiros.

Então, vamos a algumas regras básicas pra você diminuir as chances de pegar vírus:


NUNCA abra um anexo e NUNCA faça download de arquivo com extensão .EXE, .SCR .DLL,.PIF.CPL .ZIP .RAR .BAT.CMD e .MSI

Observe que o nome do anexo não importa, mas sim a terminação, por isso ignore qualquer corrente que vier por e-mail dizendo que você TEM QUE REPASSAR A TODOS OS SEUS AMIGOS que um e-mail com NOME tal vai infectar seu computador. 
Tanto em um site como em um e-mail, NUNCA CLIQUE EM:
- EXECUTAR, - INSTALAR, - ATUALIZAR, - VERIFICAR, - SINCRONIZARAfinal, toda página de internet ou e-mail são feitos basicamente para olhar ou ouvir, certo?

Então, se for um texto = é para olhar e ler = .doc .docx .txt
Se forem slides = é para olhar e assistir = .pps .ppsx .ppt .pptx
Se for um documento = é para olhar e ler = .pdf
Se for uma foto = é para olhar = .jpeg .jpg .png
Se for um vídeo = é para olhar e assistir = .wma .avi .wmv
Se for uma música = é para olhar ou ouvir = .MP3 .wav .mid

Mas se for um COMUNICADO de um banco, dos Correios, do Governo, etc..., aí já é pra desconfiar, principalmente porque a maioria dos órgão já se manifestaram dizendo que não enviam e-mail sem a solicitação do cliente.

 Desconfie mais ainda (como foi no meu caso essa manhã) se receber um comunicado de um banco que você nunca foi correntista ou que nunca teve relação.
Eu recebi um aviso do Banco Itaú sobre um depósito em minha conta, mas, eu nunca tive conta no Itaú... e aí?  Vou clicar?  Mas nem que a vaca tussa.

Portanto, fique esperto! A mensagem tenta te convencer pela curiosidade, com fotos de pessoas nuas, de crianças que estão sofrendo, pela insistência, te oferece um prêmio, sem que você tenha se inscrito para concorrer, te ameaça, ou diz que você será punido, diz que você vai perder dinheiro ou cancelar o RG, seu CPF, ou sua conta no banco, diz que qualquer e-mail, facebook ou whats app vai ser pago de agora em diante... (mentira, é claro!) e até pede seus dados pessoais, ou do cartão de crédito ou dados bancários.... na cara dura.

Depois disso tudo, eu finalizo parafraseando o filósofo Pedro interpretado pelo peladão Stênio Garcia, coadjuvante do seriado Carga Pesada: “Cuidado Bino, é uma cilada!“

GLAUBER ROCHA

PARACATUNET

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva