Saúde deflagra Operação Alerta contra a dengue em Patos de Minas

g1.globo.com
Preocupação com a proliferação do aedes aegypty nesta época do ano mobiliza Prefeitura de Patos de Minas na luta contra o mosquito transmissor da dengue, que também é vetor da febre chikungunya e zika vírus

Patos de Minas tem 1305 casos de dengue notificados do início de janeiro deste ano até agora, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica. O último Lira registrou 0,7, e o próximo levantamento que mede o índice de infestação do mosquito nas áreas urbanas será realizado no início de 2016. Embora a cidade não tenha casos registrados de chikungunya e zica vírus, a forma mais grave da doença, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância em Saúde e o Programa Municipal de Combate à Dengue, deflagraram nesta segunda-feira a Operação Alerta.

A Operação Alerta envolve várias ações conjuntas do município no combate à dengue. Esta semana haverá dias de mobilização com as equipes de endemias e agentes de saúde em vários bairros da cidade, coordenadas pelo Programa Municipal de Combate à Dengue. “Pedimos às pessoas para que não coloquem sofá ou algo do tipo nas ruas porque não recolheremos, o que faremos é um trabalho de educação com os moradores”, ressalta Sueli Maria Souza Santos, coordenadora do PMCD.

Em coletiva de imprensa, o secretário municipal de Saúde, William Nunes de Magalhães, também informou que uma lista com o nome de empresas que não estão colaborando com o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue será divulgada como forma de alertar sobre os riscos da doença.
“Eu gostaria de pedir humildemente a colaboração de toda a população para que nos ajude neste trabalho. Muitas empresas não estão cumprindo com sua responsabilidade social, fazendo com que os casos de dengue aumentem, principalmente com o início das chuvas”, pediu.

         O município também contará com a ajuda da Secretária Municipal de Finanças e Orçamento durante as mobilizações que serão realizadas nas próximas duas semanas. “Contaremos com o auxílio dos fiscais da SMFO para nos auxiliar neste trabalho para notificarmos os donos de terrenos e lotes”, enfatizou William Nunes, secretário da pasta.  

         Embora Patos de Minas não tenha casos de zica vírus e chikungunya, a diretora da Vigilância em Saúde, Mariah Figueiredo alerta para os riscos de surtos e de uma epidemia caso não se faça a lição de casa. “As pessoas precisam tirar nem que seja 10 minutos de seu dia para eliminar locais com água parada e ajudar neste trabalho que é de todo mundo”, frisou.

         Mariah ainda ressaltou a importância do trabalho de prevenção. “Felizmente em nossa cidade, temos registros apenas de casos mais comuns da dengue, e de alguns que evoluíram para dengue hemorrágica, mas sabemos que não podemos descuidar depois do surgimento do zica vírus, que está associado com casos de microcefalia em bebês”, disse.



ASCOM PATOSD DE MINAS

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva