Garrafas descartáveis são recicladas em Abaeté
Garrafas descartáveis viraram artesanato nas mãos de participantes do curso de Materiais Recicláveis / PET, realizado em Abaeté. O treinamento transformou o que seria jogado no lixo em dois tipos de vassouras e porta-retratos.
O instrutor Gideon Santos ministrou as 40 horas do curso na Casa da Cultura da cidade. “Antes de tudo, cada participante aprendeu a fazer seu filetador, que é uma ferramenta de madeira e lâmina usada para produzir qualquer material com as garrafas”.
O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté, Bráulio Eustáquio Lisboa, destacou que além de sugerir e ensinar uma atividade para gerar renda extra, o curso aborda questões relacionadas ao meio ambiente, mostrando a importância do aproveitamento de recicláveis.
“O mais interessante é que as vassouras e porta-retratos produzidos realmente são muito úteis. Vale a pena reciclar”, comentou uma das participantes, Solange Geralda de Freitas, esposa de produtor rural. Ela disse ainda que tem intenção de contribuir com a renda da família com produtos que aprendeu a fazer nesse e em outros quatro cursos oferecidos pelo Senar.
A presidente da Casa da Cultura do município, Lúcia Maria Pereira de Andrade, agradeceu a parceria com o Senar Minas e disse que esse apoio tem gerado muitos frutos e que os cursos estão sendo cada vez mais solicitados em Abaeté.
Bárbara Gonçalves
Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Comentários