Uberlândia está na rota do revezamento da Tocha Olímpica

www.uberlandia.mg.gov.br
Uberlândia está entre os 83 municípios do Brasil escolhidos como “cidade celebração” que, além de fazer parte da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica, irão receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. Uberlândia será a quinta cidade a receber a tocha. A escolha de Uberlândia foi feita por uma equipe do Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização das Olimpíadas de 2016.

A convite do presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, participou nesta sexta-feira (3), em Brasília, da Cerimônia de Lançamento da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O evento aconteceu no auditório da Fundação Habitacional do Exército e contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

Ao todo, 300 cidades vão receber o tour da Tocha Olímpica, mas em apenas 83 haverá eventos com a tocha pernoitando na cidade. Em Minas, são apenas oito. As outras são: Belo Horizonte, Montes Claros, Governador Valadares, Curvelo, Itabira, Juiz de Fora e Patos de Minas.
A previsão é que a tocha chegue a Uberlândia no primeiro mês do revezamento, ainda em maio de 2016, num fim de tarde. A tocha irá percorrer entre 15 e 18 quilômetros na cidade, sendo que cada corredor irá carregá-la por cerca de 200 metros. A seleção dos condutores ocorrerá até o fim de 2015. O palco das celebrações será o pátio do Teatro Municipal.
“Mesmo faltando 399 dias para o começo dos jogos vamos aguardar com ansiedade a chegada da tocha e vamos lutar para desenvolver nossos atletas. Temos sete que vão concorrer em Toronto e estamos só aguardando a ordem de serviço para começar as obras do nosso Centro Esportivo e formar mais campeões”, adianta o prefeito Gilmar Machado.
O diretor de Cerimônias do Comitê Olímpico, Leonardo Caetano, destacou que o revezamento deve atingir 90% da população brasileira, seja acompanhando ao vivo, seja pelas redes sociais. “Esperamos que ela seja um fator de engajamento da população”, considera. No total, serão 20 mil quilômetros percorridos por terra, além de dez mil milhas pelo ar.
O presidente do Comitê Paralímpico, Andrew Parsons, acredita que o fato de vários municípios mineiros receberem o evento, é um reconhecimento da força do povo do Estado que certamente vai abraçar os Jogos Olímpicos de 2016.

Uma tocha de curvas

Feita de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. “Suas formas foram inspiradas nas curvas do país e natureza; o céu, as montanhas, o mar e o solo, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.
O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.
Na cerimônia, o símbolo foi apresentado pela presidente Dilma Rousseff, pelo bicampeão olímpico e coordenador da equipe de vela brasileira, Torben Grael, pela velejadora e medalhista olímpica Isabel Swan e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.
A presidente Dilma Rousseff, durante seu breve discurso, disse que o Brasil fará uma Olimpíada segura, da mesma forma que organizou uma Copa do Mundo com segurança. “Nós estamos confiantes que vamos responder à altura o desafio que recebemos. Vamos fazer com grande competência e responsabilidade”, disse.

 Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas