Começam as obras do novo corredor e terminal de ônibus

g1.globo.com
A maior obra viária urbana de Uberlândia teve início este mês, com a construção do corredor estrutural (BRT: Transporte Rápido por Ônibus) da avenida Segismundo Pereira e do terminal de ônibus Novo Mundo, na região Leste da cidade. Serão investidos R$ 22,5 milhões e o prazo de entrega está previsto para o primeiro semestre de 2016. Os projetos do corredor e do terminal, apresentados na tarde desta terça-feira (14), fazem parte do programa Uberlândia Planejada. Ele contempla um conjunto de infraestrutura e mobilidade urbana com investimentos na ordem de R$ 132 milhões já aprovados. O pacote de financiamento engloba a construção de cinco novos corredores, quatro terminais, 67 estações e três viadutos.

O corredor da Segismundo Pereira terá seis quilômetros de extensão em cada lado da via e vai ligar o Terminal Central ao Terminal Novo Mundo (próximo a Ceasa), que terá um projeto moderno para atender aos usuários. A principal via de ligação entre os terminais será a avenida Segismundo Pereira e o percurso contará com 11 estações, sendo algumas de transferência (que permitem aos passageiros se deslocarem a outros setores com o mesmo bilhete através de linhas circulares).

As mudanças vão proporcionar mais fluidez e segurança no trânsito. O projeto vai beneficiar diretamente 60 mil usuários por dia dos pelo menos seis bairros atendidos pelo BRT: Alvorada, Morumbi, Dom Almir, Novo Mundo, Segismundo Pereira e Santa Mônica.
“Nos capacitamos a buscar esses empreendimentos, pois a mobilidade é um dos principais desafios das cidades. Ela foi pauta das manifestações de junho de 2013 e estamos intensificando esse trabalho com o programa Uberlândia Planejada, que vai nos permitir integrar a cidade de ponta a ponta”, disse o prefeito Gilmar Machado. 

Reorganização do trânsito
A obra estrutural vai reorganizar o trânsito no bairro Santa Mônica, uma das regiões cortadas pela avenida Segismundo Pereira. O projeto, que envolve um novo paisagismo, identifica sete ruas que passarão a ter mão única, passando a funcionar em sistema binário. Para suportar o tráfego constante de veículos pesados, a avenida Segismundo Pereira terá o asfalto reforçado, assim como já acontece no BRT da avenida João Naves de Ávila.
Para manter as vagas de estacionamento ao longo da avenida, atendendo uma solicitação dos comerciantes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) estudou a melhor forma de adequar o trânsito para os 33 mil veículos que circulam diariamente na respectiva via. O projeto aponta que a faixa do ônibus será prioritária, em vez de exclusiva. Logo, os veículos de passeio poderão dividir a faixa com os 56 ônibus convencionais e outros 10 articulados. Antes com oito metros de largura por sentido, as pistas ficarão mais largas, com 9,5 metros em cada lado. Um novo paisagismo vai revitalizar calçadas e a arborização da avenida Segismundo Pereira.
O projeto visa ainda disciplinar o trânsito na avenida. Hoje a via é entremeada com inúmeras transposições compostas pelo fluxo de moradores e de passagem entre bairros. “Com o novo corredor, ela vai ter apenas sete grandes eixos de transposição que serão semaforizados, melhorando o trânsito interno do Santa Mônica. Os binários vão segregar o trânsito do bairro com o trânsito de passagem”, explicou Alexandre Andrade, secretário municipal de Trânsito e Transportes.
            A estimativa da Settran é que o trajeto entre o Terminal Central e o local onde ficará o Terminal Novo Mundo resulte em uma economia de 10 minutos. A análise leva em consideração o aumento da velocidade média dos ônibus que passará dos atuais 17 km/h na avenida Segismundo Pereira para 24 km/h quando o corredor estiver em operação. Isso representa um aumento de 41% na velocidade média.

Tecnologia e conforto

Os ônibus do novo corredor funcionarão com sistema de ar-condicionado e parte da frota terá acesso à internet wi-fi. Em agosto deste ano, oito modelos vão circular pelo corredor da avenida João Naves de Ávila. As novas estações receberão o videomonitoramento, que deverá ser expandido posteriormente para o primeiro corredor estrutural.

Redução de transtornos
            Como toda obra, alguns transtornos podem acontecer durante os trabalhos. Para amenizar esses problemas, a Settran terá agentes para monitorar e orientar o tráfego em horários de pico. Também haverá placas com sinalização de desvio, redução de velocidade e retornos.
            Outra metodologia adotada durante a construção do BRT na avenida Segismundo Pereira será a obra bloco por bloco. Os trabalhos serão focados em um ponto específico e assim que forem concluídos, passam para outra área. Durante a execução, o entorno será interditado com os sinais de desvios para que o trânsito possa fluir com mais segurança.
“É inegável que toda obra de infraestrutura traz um transtorno passageiro. A obra da maneira como foi concebida vai causar transtornos mínimos perto do benefício que ela trará”, afirmou o secretário Alexandre Andrade.


Benefícios do SIT
            Criado em 1997, o Sistema Integrado de Transportes (SIT) teve como foco a agilidade do serviço de transporte público coletivo. Atualmente composto por cinco terminais (Central, Industrial, Planalto, Umuarama e Santa Luzia) e um corredor estrutural (avenida João Naves de Ávila), o SIT começa a ser ampliado em 2015 a partir de um pacote de obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
            O SIT interliga toda a cidade a partir de linhas de ônibus troncais, alimentadoras e interbairros que colaboram para a eliminação dos transbordos onerosos. Ao mesmo tempo, fornece qualidade ao transporte público de modo que o usuário vá a qualquer ponto da cidade com a compra de apenas uma tarifa.

Fillipe Alves
14/07/15
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas