UBS do bairro Tocantins é entregue após reforma e ampliação

 Referência para mais de 16 mil habitantes, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tocantins foi entregue à população na tarde desta quarta-feira (22), após passar por obras de reforma e ampliação. A unidade atende moradores de uma região que engloba seis bairros (Tocantins, Talismã, Morada do Sol, Chácaras Maravilha, Joquey Camping, Rio das Pedras), assentamentos e  áreas rurais nas adjacências.
Com as melhorias, a unidade vai proporcionar condições de trabalho mais adequadas aos profissionais de saúde e acolhimento mais humanizado aos pacientes na realização de atendimentos médicos, prevenção de agravos, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação, redução de danos e na manutenção da saúde das famílias.
O prefeito Gilmar Machado destacou a responsabilidade do poder público em promover a saúde da população e adiantou novos investimentos para o Tocantins, que recebeu recentemente um conjunto habitacional de 576 apartamentos. “Nós trabalhamos para mudar a ordem da saúde de Uberlândia. Queremos sair do privado e trazer o público, com foco na atenção primária. E neste ano traremos outras ações para o bairro, como a construção de uma academia ao ar livre na praça e a edição do programa Quero Bem Uberlândia no mês de aniversário da cidade”, afirmou.

 Os trabalhos de ampliação e reforma contemplaram a pintura de toda a unidade, consultórios médicos, troca de pisos e janelas, instalação de cobertura, acessibilidade, ampliação do número de sanitários, vestiários, copa, sala de agentes, central de material esterilizado, depósito de resíduos sólidos, depósito de material de limpeza, salas de espera para os pacientes, sala de reuniões e almoxarifado. O investimento foi da ordem de R$ 528 mil.
“Esta unidade existe desde o final da década de 1980 e recebe agora sua primeira ampliação, de maneira que garanta maior qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para a equipe”, disse o secretário municipal de Saúde, Dario dos Passos.
A UBS do bairro Tocantins funciona das 7h às 22h e conta com um conjunto de 70 profissionais que realizam mensalmente 6.700 atendimentos. Os pacientes têm acesso às especialidades médicas, ginecológicas, pediátricas, nutricional, assistência social, acompanhamentos psicológicos e atendimento de tutoria com psiquiatria. Também são realizadas pelos profissionais da unidade a aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, curativos, além de visitas e consultas domiciliares.
Um dos beneficiados é o vendedor Anderson de Oliveira. Ele que mora na região desde criança, aprovou a reforma. “É importante ter um lugar que tenha condição de nos oferecer atenção. Vai ficar mais confortável e melhorar o atendimento, especialmente no meu caso, que tenho uma filha de dois anos e precisa de cuidado direto”, comentou.

Reforma de unidades

            Desde 2013, cinco unidades básicas de saúde passaram por reformas. Foram beneficiados os bairros Tocantins, Guarani, Lagoinha, Jardim das Palmeiras I e Taiaman II. A Secretaria Municipal de Saúde ainda promoveu a mudança de sede de outras quatro UBSs (Jardim das Palmeiras III, Taiaman I, Ipanema e Morumbi) com a proposta de melhorar o espaço para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

22/07/15
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas