Clube de Permuta consolida marca e expande atuação em Minas Gerais por meio de franquias‏

Desde o início dos tempos, a permuta, também conhecida como troca ou escambo é uma eficiente forma de relação comercial entre os povos. Isso desde a era primitiva, quando ainda era desconhecida a utilização de moedas nos acordos de negócios.


Com o passar do tempo, o modelo de permuta foi evoluindo, com contratos bilaterais e multilaterais, não sendo necessário que os bens sejam da mesma espécie ou tenham igual valor. Em publicidade, por exemplo, permuta é a negociação de espaço ou de tempo em um veículo de comunicação em troca de produtos ou serviços do anunciante. Entre as celebridades e as empresas, a troca é a divulgação na mídia ou nas redes sociais do famoso de produtos ou objetos de seus patrocinadores.


No mundo dos negócios, a permuta é uma realidade e funciona de forma eficiente como moeda de troca para 115 empresas em Belo Horizonte (MG). Com três anos de existência, o Clube de Permuta inovou no mercado mineiro ao lançar o sistema multilateral de troca de serviços, sem movimentação de dinheiro e com segurança. Desde sua inauguração, em agosto de 2012, a empresa registrou um crescimento sustentável de 35% ao ano, chegando em 2015 com um faturamento anual na casa de R$1,2 milhão de reais.

Em 2015, por exemplo, motivado principalmente pela crise econômica que avança sobre o Brasil, o Clube de Permuta nunca cresceu tanto, segundo avaliação dos sócios Paulo Cesar Alkimim Oliveira e Leonardo Bortoletto. Esses são só dois dos números positivos obtidos ao longo do trajeto e foi um dos principais motivadores da decisão dos empresários de expandir o negócio por Minas Gerais no sistema de franquias.

Franchising

A entrada do Clube de Permuta no segmento de franchising foi uma estratégia exaustivamente avaliada e que vem sendo executada com bastante critério. O primeiro deles é a definição da cidade. Inicialmente, estão sendo visadas as que têm Produto Interno Bruto (PIB) acima de cinco bilhões de reais, que comportam empresas entre médio e grande porte, com capacidade de gerar negócios de interesse para os associados do clube.

“Quando decidimos expandir o negócio para outras praças, o melhor caminho foi o sistema de franquias, porque é fundamental que o sócio local seja uma pessoa influente e com ótimo relacionamento na cidade onde vai atuar. O franqueado é o dono do negócio no local e, além disso, ele tem uma das raras garantias de mercado no ramo de franquias”, destaca Paulo César.



O Clube de Permuta oferece exclusividade na praça, ou seja, em uma cidade, só é possível haver um franqueado. Outra vantagem oferecida é o investimento inicial, de aproximadamente 150 mil reais, abaixo do praticado em outros tipos de franquias, por exemplo, os de vendas de produtos, que exigem montagem de loja, contratação de vendedores, dentre outros itens. Para ter uma franquia do Clube de Permuta é necessária, basicamente, a instalação de um escritório de 80 metros quadrados. O prazo de retorno do investimento é estimado em 18 meses.



“O candidato a franqueado também é escolhido a dedo. Tem de ser uma pessoa com influência local”, diz Leonardo. Segundo o empresário, a pessoa passa por um teste para mostrar que é bem relacionado. “Ele tem de fazer um jantar na cidade, com a presença de empresários de setores diversos, para apresentar o Clube de Permuta. Caso não consiga colocar 15 pessoas nesse jantar, não tem o perfil que procuramos”, observa.

Os negócios mais frequentes realizados dentro do Clube de Permuta são nas áreas: restaurante, gráfica e mídias. Já os de maior valor estão no ramo imobiliário, internet e mídia.



Futuro próximo

A meta do Clube de Permuta é ter 15 franqueados no primeiro ano (2015/2016). Uma franquia já foi aberta em 2015, em Piracicaba (SP), e a segunda iniciará operação em Montes Claros (MG), a partir de 15/7. Em negociação, já existem mais duas cidades do interior de Minas e quatro capitais.





Informações para a imprensa sobre o Clube de Permuta: Ampla Comunicação

Jornalistas responsáveis: Liège Camargos, Marianna Moreira e Carla Corrêa

(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8899-0353

imprensa@amplacomunicacao.com.br // imprensa1@amplacomunicacao.com.br

Julho/2015



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