Turn Over? Como mudar?

Turn Over, no contexto dos recursos humanos,  é o ato de substituição de um colaborador com um novo colaborador. Esta rotatividade consiste de aposentadorias, mortes , transferências entre agências e demissões. O cálculo de uma organização é medido como uma taxa que é chamado , Taxa de rotatividade (Turn Over).
 De acordo com pesquisas feitas recentemente, o Brasil tem uma taxa de rotatividade próxima a 59% em todo o seu mercado. Mesmo não estando em um momento  super aquecido, sabemos que todos os profissionais qualificados estão ativos e empregados. Todos os profissionais buscam crescimento, seja na empresa na qual estão inseridos ou em outra que lhe oferecer melhor oportunidade. Acredita se que quando a economia esta em queda a tendencia do turn over é de regredi, porque todos ficam muito inseguros e querem preservar o seu fluxo financeiro. Mas esta não é a realidade que estamos vendo no mercado atual, mesmo com a queda economica notamos que a rotatividade dentro das empresas ainda é assustadora.



               Hoje os principais motivos que levam a um colaborador a querer deixar sua empresa são: remuneração baixa e falta de conhecimento, desmotivação, preocupação com o futuro da empresa, baixo equilibrio entre vida profissional e vida pessoal alem de uma grande insatisfação com a liderança.
                   Após pesquisas feitas por todo o mundo, foi notado que o Brasil é um dos últimos no ranking de liderança mundial o que nos comprova que a falta de gestão qualificadas e de líderes é sim um fator muito importante para o alto índice de turn over.
             Empresários e gestores de todos as atividades  estão sempre procurando melhores alternativas para manter este índice o mais baixo possivel. Muitos cometem o erro de acreditar que o maior motivo de insatisfação de um colaborador com sua realidade é a baixa remuneração, mas sabemos que dinheiro em si não é o maior motivador dentro das empresas. Estudos comprovam que colaboradores não ficam mais de um semestre satisfeitos após receber o aumento que supostamente iria motiva-los a melhor se desenvolverem. Investimento em capacitação e desenvolvimento de habilidades individuais ou em grupo, melhoria no ambiente de trabalho, equilibrio entre a vida profissional e a pessoal de todos os colaboradores e capacitação de líderes para gestão de conflitos, tem minimizado o índice de rotatividade dentro das empresas.
            Como está o clima organizacional de sua empresa? O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma emrpesa, por uma razão muito importante: Se o clima organizacional de sua empresa está bom e satisfatório a todos os colaboradores, todos sempre estarão engajados em suas atividades levando o trabalho ser muito valorizado, logo trazendo inovações e vantagens competitivas no mercado em que esta inserido mostrando a todos os clientes  a geração de valor em seu produto ou serviço, e para o empresário ou gestor a lucratividade.
Quanto melhor for o clima organizacional de sua empresa, menor será sua rotativade.




Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022