Consumidores procuram alternativas aos produtos industrializados

www.correiobraziliense.com.br
Senai oferece curso de fabricação de provolone, muçarela e suas variedades para valorizar características originais do produto

Quando o sol despontava no alto das colinas, o leite retirado da vaca já estava fresco sobre a mesa. Em seguida, a tarefa era iniciar os preparativos para a produção do queijo, fosse para degustá-lo ou para ser a matéria prima do pão de queijo bem quente do café da manhã. Essa era a rotina de grande parte das fazendas de Minas Gerais. Hoje, grande parte da produção de queijo é feita em grande escala, o que deixou de atender alguns paladares mais exigentes, pois, faz o produto perder suas características originais.

Assim, a busca por alternativas a esse mercado industrializado aumentou. Nesse panorama, a produção de queijo, e seus derivados, tornou-se um nicho para os consumidores exigentes e para aqueles que enxergam uma oportunidade de trabalho. Pensando nisso, o SENAI de Uberlândia está com inscrições abertas para um curso de ‘Fabricação de provolone, muçarela e suas variedades’.  “A ideia do curso é valorizar o sabor e a característica do provolone, que com a produção em larga escala, acabou perdendo espaço no mercado”, destaca a instrutor Gilson Valente Teixeira.
O curso possui uma carga horária de 20h. Os alunos terão atividades teóricas, mas, sobretudo ações práticas de produção para testarem a introdução de novos ingredientes como recheio com pimenta biquinho, azeitona e etc. Em seguida, haverá análises do que foi produzido. “Nossa região é conhecida pelo mercado de bovinos e a extração de leite. Assim, temos uma excelente oportunidade para explorar esses potenciais”, destaca Gilson.



Para mais informações sobre o curso e as inscrições, os interessados devem procurar o SENAI de Uberlândia – Fábio de Araújo Motta, que fica na Rua Ernesto Vicentini, 245, no bairro Roosevelt, ou ainda ligar (34) 3228-5200.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos