Mundial de Handebol movimenta economia da cidade
Além de promover o esporte e projetar o nome de Uberlândia mundialmente, o 20° Campeonato Mundial de Handebol Masculino Junior (Sub-21), também contribui positivamente com a economia local. Com a vinda da competição, a rede hoteleira, bares e restaurantes se movimentam para receber os integrantes das 12 equipes internacionais que estão na cidade. A realização do evento deve movimentar cerca de R$ 2,5 milhões na economia do município. A competição começou nesta semana e segue até 1º de agosto, dia da grande final, na Arena do Sabiazinho. A entrada para todos os jogos é gratuita.
Durante os jogos, a cidade está recebendo mais de 500 pessoas incluindo atletas, comissão técnica, arbitragem e organização. De acordo com a Confederação Brasileira de Handbol, esse número pode chegar a uma quantidade ainda maior, já que diversas delegações trouxeram familiares e equipes de jornalistas, fotógrafos e auxiliares. “Esses eventos influenciam na economia da cidade com a movimentação dos hotéis, bares, e restaurantes. O comércio em geral também é aquecido por quem visita a cidade e o setor sente o impacto positivo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves.
A escolha da cidade se deve a sua capacidade de sediar grandes eventos, tendo como atrativo a infraestrutura turística e logística, características que atraíram os organizadores do evento. Ao todo, o campeonato reúne 24 seleções divididas em quatro grupos com seis equipes cada, sendo que nesta primeira fase, 12 equipes competem simultaneamente em Uberlândia e Uberaba. Os primeiros quatro colocados de cada grupo avançarão para a fase final. As partidas são disputadas na Arena Sabiazinho.
Partida
As equipes da Rússia e Tunísia se enfrentaram neste segundo dia de jogos em Uberlândia. A seleção da Tunísia saiu vitoriosa com o placar em 31 a 28.
Quem esteve presente para assistir o jogo ficou encantando com o nível técnico dos jogos. Allyson Arantes é jogador de handebol de uma equipe local e afirma que esta é uma oportunidade única para que os jogadores amadores possam acompanhar desempenho tático dos times. “Estamos tendo a oportunidade de ver de perto como funcionam os jogos e a preparação dos times e jogadores. É uma ocasião para nos espelharmos e quem sabe fazer parte de um time profissional e chegar até a Seleção Brasileira”, afirmou.
A estudante do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia Laís de Souza Moura é umas das 150 pessoas que se inscreveram para trabalhar como voluntário na organização do mundial. Ela afirma que a vinda de tantas seleções de outros países proporciona uma troca de conhecimento cultural muito válida, além de ser um ponto importante para o currículo, já que esse contato com pessoas de outros países está dentro da área que ela estuda. “Além de conhecer e poder ajudar na organização de um evento internacional, estou colocando em prática tudo que aprendo em sala de aula e ainda aprimorando a fluência do meu inglês”, ressaltou.
As partidas seguem nesta quarta-feira (22), com jogos a partir das 16h15, na Arena do Sabiazinho.
Jogos desta quarta-feira (22):
16h15 - Catar x Romênia
18h30 – Angola x Espanha
20h45 – Portugal x Sérvia
Paula Maia
Desenv. Econômico e Turismo
21/07/2015
Secretaria Municipal de Comunicação SocialAv. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
Comentários