Mundial de Handebol movimenta economia da cidade

Além de promover o esporte e projetar o nome de Uberlândia mundialmente, o 20° Campeonato Mundial de Handebol Masculino Junior (Sub-21), também contribui positivamente com a economia local. Com a vinda da competição, a rede hoteleira, bares e restaurantes se movimentam para receber os integrantes das 12 equipes internacionais que estão na cidade. A realização do evento deve movimentar cerca de R$ 2,5 milhões na economia do município. A competição começou nesta semana e segue até 1º de agosto, dia da grande final, na Arena do Sabiazinho. A entrada para todos os jogos é gratuita.

Durante os jogos, a cidade está recebendo mais de 500 pessoas incluindo atletas, comissão técnica, arbitragem e organização. De acordo com a Confederação Brasileira de Handbol, esse número pode chegar a uma quantidade ainda maior, já que diversas delegações trouxeram familiares e equipes de jornalistas, fotógrafos e auxiliares. “Esses eventos influenciam na economia da cidade com a movimentação dos hotéis, bares, e restaurantes. O comércio em geral também é aquecido por quem visita a cidade e o setor sente o impacto positivo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves.

A escolha da cidade se deve a sua capacidade de sediar grandes eventos, tendo como atrativo a infraestrutura turística e logística, características que atraíram os organizadores do evento. Ao todo, o campeonato reúne 24 seleções divididas em quatro grupos com seis equipes cada, sendo que nesta primeira fase, 12 equipes competem simultaneamente em Uberlândia e Uberaba. Os primeiros quatro colocados de cada grupo avançarão para a fase final. As partidas são disputadas na Arena Sabiazinho.

Partida

            As equipes da Rússia e Tunísia se enfrentaram neste segundo dia de jogos em Uberlândia. A seleção da Tunísia saiu vitoriosa com o placar em 31 a 28.
            Quem esteve presente para assistir o jogo ficou encantando com o nível técnico dos jogos. Allyson Arantes é jogador de handebol de uma equipe local e afirma que esta é uma oportunidade única para que os jogadores amadores possam acompanhar desempenho tático dos times. “Estamos tendo a oportunidade de ver de perto como funcionam os jogos e a preparação dos times e jogadores. É uma ocasião para nos espelharmos e quem sabe fazer parte de um time profissional e chegar até a Seleção Brasileira”, afirmou. 
            A estudante do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia Laís de Souza Moura é umas das 150 pessoas que se inscreveram para trabalhar como voluntário na organização do mundial. Ela afirma que a vinda de tantas seleções de outros países proporciona uma troca de conhecimento cultural muito válida, além de ser um ponto importante para o currículo, já que esse contato com pessoas de outros países está dentro da área que ela estuda. “Além de conhecer e poder ajudar na organização de um evento internacional, estou colocando em prática tudo que aprendo em sala de aula e ainda aprimorando a fluência do meu inglês”, ressaltou.
            As partidas seguem nesta quarta-feira (22), com jogos a partir das 16h15, na Arena do Sabiazinho.

Jogos desta quarta-feira (22):

16h15 - Catar x Romênia
18h30 – Angola x Espanha
20h45 – Portugal x Sérvia


Paula Maia
Desenv. Econômico e Turismo
21/07/2015
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas