General Volta do exilio

pt.wikipedia.org
Um teste para a democracia
O retorno de um militar, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, deposto por um golpe de estado, é sempre um momento delicado para toda e qualquer sociedade que tenha vivido algo semelhante a uma quebra da normalidade constitucional.

Em abril de 2012 a pobre e pequena Guine Bissau passou por um momento traumático. Após o primeiro turno das eleições presidenciais, e antes que acontecesse o segundo turno, o país foi sacudido por um golpe de estado que prendeu o presidente do país, o comandante das forças armadas e o candidato que havia se sagrado vencedor no primeiro turno das eleições e diversas outras autoridades.

Passado o primeiro momento do golpe os novos governantes exilaram os antigos donos do poder e algumas outras pessoas se exilaram por conta própria.

No ano seguinte ao golpe a Guine Bissau realizou novas eleições, com inúmeros observadores internacionais, novo presidente foi eleito e empossado e o país voltou aos trilhos da democracia.

 O General Zamora Induta, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, regressou neste mês de março ao país, proveniente de Portugal, onde se encontrava exilado desde o golpe militar de 2012.

Demonstrando espirito cívico e concordância com o novo momento que vive a Guine Bissau, Zamora Induta comunicou ao atual chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biague Na Ntam,  o seu regresso ao país.

Antonio Indjai, à epoca do golpe militar, era o Comandante Adjunto das Forças Armadas e foi quem determinou a demissão e prisão do General Zamora Induta, assumindo as funções de Chefe do Estado Maior da Forças Armadas - CEMFA. Com os novos tempos o novo Chefe das Forças Armadas foi devidamente indicado pelo presidente eleito.

Sem duvidas é um bom teste para a jovem e incipiente democracia guineense.

Que Deus, Allah, todos os Santos e os Orixas, guiem os caminhos dessa jovem e sofrida nação, cuja sangue corre em nossas veias e cujo coração bate uníssono com o nosso.

Se você gostou desse artigo, por favor comente.


Altair Maia / Consultor internacional / altair2001@yahoo.com
=============================






Altair Maia
International Business Consultant
Blog: www.africanner.com
Skype.: altair2001
Phone.: +5561-83408484 - TIM

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva