UBSF Santa Luzia realiza tarde de orientação à comunidade
Ação faz parte do Novembro Azul e busca conscientizar público masculino sobre prevenção às doenças
Foi durante um exame de rotina solicitado pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Santa Luzia que o aposentado João José dos Santos descobriu, ainda no início, um câncer na próstata. “Fui pego de surpresa, porque eu não apresentava sintomas. Mas fui diagnosticado no começo, iniciei o tratamento e hoje posso contar esta história e servir de exemplo para outros homens. É uma doença silenciosa e que pode matar se não for descoberta cedo”, contou o aposentado.
Para reforçar as ações de prevenção e incentivar que os homens realizem os exames, a equipe médica da UBSF do Santa Luzia organizou um encontro, nesta sexta-feira, com os pacientes que são assistidos pela unidade.
Durante a ação, houve aferição de pressão e bate-papo com os profissionais de saúde. Teve, ainda, um vídeo que esclarece mais sobre características da doença, os sintomas, a importância da prevenção, bem como a desmistificação do exame de toque retal.
A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul,encabeçada pela Prefeitura de Uberlândia neste mês, que visa conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado da saúde do homem. “É um dia especial para a comunidade, no qual alertamos sobre a necessidade de fazer os exames. Em muitos casos, os sintomas aparecem quando a doença está em estágio avançado, o que dificulta o tratamento”, explicou a enfermeira coordenadora Mariana Machado Santos.
Ações nas unidades
Durante todo o mês, as unidades de saúde estarão engajadas em se aproximar do público masculino e conscientizá-lo sobre a importância dos cuidados e dos exames preventivos não só do câncer de próstata mas de outras doenças.
No dia 28 de novembro, das 18h às 20h, as unidades dos setores leste e oeste atenderão os homens que não conseguem ir às unidades no horário regular de funcionamento. Neste dia, serão realizadas consultas, aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido de HIV e agendamento de exames.
Além do atendimento no Horário do Trabalhador, nos 30 dias de campanha, as equipes das unidades básicas realizarão workshops, palestras e ações diversas sobre assuntos relacionados à saúde do homem, bem como serviços, solicitação de exames e outras atividades.
Confira algumas ações para o Novembro Azul nas unidades de saúde
| |
Unidades do setor Leste
| - 28/11: todas as unidades de irão fazer atendimento no horário do trabalhador (18h às 20h). |
Unidades do setor Oeste |
- 28/11: todas as unidades de irão fazer atendimento no horário do trabalhador (18h às 20h).
|
Unidades do setor Central-Norte
|
- Durante todo o mês haverá palestras com orientação sobre a doença e formas de prevenção.
- No dia 25/11, das 8h às 12h, todas as unidades oferecerão atualização do cartão de vacina, cálculo IMC, solicitação de exames e testes rápidos para IST/Aids.
|
UBSF Rio das Pedras
|
- Terças e quintas-feiras dos dias 7 a 30/11, das 8h às 10h: Sala de espera conscientizando os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, solicitação de exames laboratoriais e agendamento de consultas.
|
UBSF Tangará
|
- Segundas e quartas-feiras dos dias 6 a 30/11, das 8h às 10h: Sala de espera conscientizando os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, solicitação de exames laboratoriais e agendamento de consultas.
|
UBS Santa Rosa
.
|
- Durante todo o mês haverá salas de espera pela manhã, com orientações sobre as doenças.
- No dia 24/11, 8 às 17h, acontece o Dia D. Serão realizadas palestras e consultas, além de teste rápido e sensibilização sobre saúde do homem numa empresa da área de abrangência da unidade
|
17/11/2017
Hismênia Keller
Comentários