Abertas as inscrições para curso de sistema sustentável para criação de peixes e hortaliças

Técnicas de aquaponia serão oferecidas na Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub)


Araípedes Luz – Secom/PMU
 Já estão abertas as inscrições para o curso básico de aquaponia na Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). Apresentado em agosto deste ano, o sistema permite o uso inteligente e sustentável da água para a criação de peixes e o cultivo de hortaliças, simultaneamente. As aulas acontecem no dia 3 de dezembro, a partir das 13h30. Apesar de gratuitas, as vagas são limitadas.


De acordo com o assessor da Ferub e engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Mayer Andrade Santos, o curso é uma oportunidade tanto para as pessoas que residem no setor urbano de Uberlândia quanto para a comunidade da zona rural.  

“É um minicurso que será realizado ao longo de todo o dia, com conhecimentos teóricos e práticos. Todas as pessoas que tiverem interesse na produção de peixes e hortaliças podem participar. É uma oportunidade muito importante, uma vez que proporciona uma técnica sustentável e inteligente seja para o quintal de uma casa ou para a área de uma propriedade rural”, adiantou.

Inovação a favor das pessoas

O equipamento de aquaponia alia técnicas de aqüicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo). Toda água utilizada é reaproveitada em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso. O custo médio para a montagem da estrutura é de R$ 1,2 mil, podendo variar conforme a produção.

Araípedes Luz – Secom/PMU


Como funciona

 

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa pelo decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem sobre os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para as câmaras e tubos de cultivo. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes. 

Inscrições

O curso é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, Ferub e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (34) 3234-1362, ou na própria sede da Ferub, localizada na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina.


23/11/2017
PJ Godoy e Renato Faria
paulogodoy@uberlandia.mg.gov.br

renatofaria@uberlandia.mg.gov.br

3239-2883

Daniela Nogueira
Assessora de Gestão de Dados e Inovação
Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas