Oficina Cultural exibe prestigiado festival de curtas-metragens
Serão exibidas 15 obras de hoje (22) até sexta-feira (24) no ‘Entretodos’
Foto: Divulgação |
A Oficina Cultural exibirá, de hoje (22) até sexta-feira (24), um dos festivais de curtas-metragens mais prestigiados do país. A partir das 19h, os fãs do gênero cinematográfico poderão curtir obras nacionais e internacionais gratuitamente no Entretodos – Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos.
O festival tem origem na capital paulista e veio para Uberlândia por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Seu objetivo é dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade, de forma lúdica e participativa.
Durante os três dias de atividades na cidade, serão exibidas 15 obras. O público, além de assistir aos curtas, fará a avaliação sobre as melhores produções, que concorrem a uma série de premiações.
De acordo com o produtor regional do evento, Cristiano Barbosa, um dos objetivos ao trazer as exibições para Uberlândia é poder pensar em demais parcerias com o grupo paulista no futuro. “Além desse festival ser muito bacana e já estar na sua décima edição, trazer eventos assim facilita outras oportunidades de parcerias para o próximo ano, como oficinas cinematográficas que temos a intenção de realizar”, explicou.
Para curtir as sessões, não é necessário retirar ingressos. Basta ir até a Oficina Cultural, na Praça Clarimundo Carneiro, 204, no Centro e marcar presença durante as apresentações.
Confira tudo que vai rolar de hoje (22) até sexta (24):
Quarta-feira (22) – Ruptura
Casca de Baobá – dir. Mariana Luiza - 12’ - Brasil, 2017
Sinopse: Maria, uma jovem negra nascida em um quilombo no interior do estado, é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua mãe, Francisca, leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era econômica-social.
Universo Preto Paralelo – dir. Rubens Passaro - 12’- Brasil, 2017
Sinopse: O filme discute a infração dos direitos humanos na história brasileira.
Torre – dir. Nádia Mangolini - 18’- Brasil, 2017
Sinopse: Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas infâncias durante o regime.
O olho do cão – dir. Samuel Lobo - 20’ - Brasil, 2017
Sinopse: Uma história de amizade, resistência e revolta. É domingo no Rio de Janeiro, Buck Jones sai para um passeio.
Love – dir. Sophie Chamoux - 6’ - França, 2016
Sinopse: A história de um amor doentio. Um que exalta, um que se extingue.
Quinta-feira (23) - Fábula
Depois que te vi – dir. Vinícius Saramago - 16’ - Brasil, 2016
Sinopse: A metódica rotina de um jovem autista muda radicalmente quando ele vê uma menina passar de bicicleta.
O Chá do General – dir. Bob Yang (Yang Kuan Mei) - 22’- Brasil, 2016
Sinopse: Um general aposentado chinês recebe a inesperada visita de seu neto.
Orquestra Invisível Let's Dance – dir. Alice Riff - 19’- Brasil, 2016
Sinopse: O documentário conta a história de Seu Osvaldo, o primeiro DJ do Brasil.
A retirada para um coração bruto – dir. Marco Antônio Pereira - 15’- Brasil, 2017
Sinopse: Ozório é um senhor que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Ele está esmurecido pela perda de sua companheira da vida inteira. Agora ele passa seus dias ouvindo rock no rádio.
Sexta-feira (24) - Rastro
Luiza – dir. Caio Baú - 15’ - Brasil, 2016 “Bellanca” – dir. Víctor Nores - 17’- Espanha, 2016
Sinopse: “Luiza” trata da delicada relação entre uma jovem deficiente e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, relações entre pais e filhos, superproteção da família, autonomia, diferenças e amor.
Il Silenzio - Ali Asgari e Farnoosh Samadi, 15’, Itália/França, 2016
Sinopse: Fatma e sua mãe são refugiadas curdas na Itália. Na visita ao médico, ela deve traduzir o que a médica conta para sua mãe, mas ela fica em silêncio.
Deda/Mother – dir. Rati Tsiteladze - 1’- Geórgia, 2016 “112 – Pizza” – dir. Elefterios
Sinopse: Com base em uma história verdadeira sobre uma mãe solteira que é forçada a esconder a existência do filho por causa do contexto social e cultural para não se tornar sujeito ao julgamento e à condenação.
Bellanca – dir. Víctor Nores - 17’- Espanha, 2016
Sinopse: Feche seus olhos e imagine que você nunca conseguirá abri-los. Agora, imagine que o tempo passa e seus ouvidos não escutam mais. Como sua vida mudaria?
Zacharopoulos - 7’- Bélgica/França, 2016
Sinopse: Uma mulher chama o serviço de emergência (911) e, de repente, ela começa a pedir uma pizza. Mas, e se desta vez não fosse uma piada?
Tentei – dir. Laís Melo - 15’ - Brasil, 2017
Sinopse: Depois de outra noite de tristeza, Gloria decide mudar o curso de sua vida.
22/11/2017
Renato Faria
Comentários