Prefeitura reforça ações para minimizar possíveis impactos causados pelas chuvas

Conscientização da população é fundamental para o sucesso dos trabalhos
   Valter de Paula - Secom PMU

Desde o início de 2017, equipes da Prefeitura de Uberlândia realizam um trabalho permanente para recuperar a cidade. As ações de caráter preventivo integram o programa Cidade Limpa, desenvolvido pelo prefeito Odelmo Leão com a missão de garantir a preservação dos espaços públicos e minimizar possíveis impactos causados durante o período chuvoso. A iniciativa já surte efeitos positivos. Ainda assim, o envolvimento da população é fundamental para o sucesso dos trabalhos.

Limpeza de bueiros e bocas de lobo


De janeiro até outubro deste ano, pouco menos de 18 mil bueiros e bocas de lobo receberam serviços de limpeza e manutenção. Por dia, uma média de 150 equipamentos de escoamento é limpa em Uberlândia, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. Apenas nesta quarta-feira (22), 300 profissionais foram mobilizados para reforçar o serviço em diferentes pontos do município.


“São 300 profissionais divididas em três equipes envolvidas neste trabalho, que pretende garantir o escoamento da água pluvial. Só que nós dependemos da colaboração da comunidade e cada um deve fazer sua parte. Cerca de 90% dessa limpeza acontece porque algumas pessoas descartam o lixo irregularmente nas vias públicas. Precisamos cuidar da cidade onde moramos e é essencial que a população tenha essa conscientização”, afirmou o assessor da secretaria de Meio Ambiente, Mário Faria.

De tudo um pouco

Há 12 anos à frente das atividades, Jerônimo Garcia Camargo relata alguns materiais curiosos encontrados em bueiros e bocas de lobo. “Já achamos de tudo: de plásticos a pneus e até lixo doméstico. Ainda mais nesse período, é importante que as pessoas se conscientizem para evitar riscos de doenças e de alagamentos. Além disso, a água que escorre pela superfície das vias também pode destruir o asfalto. Por isso, precisamos da participação de todos”, reforçou o encarregado.

Mapeamento das áreas

Bairros como Luizote de Freitas, Cazeca, Lídice, Tabajaras, Daniel Fonseca, Brasil, Aparecida, Osvaldo, Jardim Patrícia, Morumbi e Centro já receberam os trabalhos. Além da limpeza de bueiros e bocas de lobo, os serviços envolvem ainda a retirada de entulho, capina, roçagem e recolhimento da massa verde em toda a cidade. Só para se ter ideia, do início do ano até o final do mês passado, mais de 112 mil toneladas de entulho foram retirados pela prefeitura dos mais de 120 pontos críticos em Uberlândia. Um retrabalho que atrasa o planejamento e impede a chegada dos serviços a outras regiões de Uberlândia.

Outra ação importante é a poda preventiva de árvores, realizada por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos, biólogos, agrônomos e outros especialistas que analisam cada caso e indicam as medidas necessárias para garantir a saúde das plantas e a segurança da população. Até agora, mais de sete mil podas de árvores foram realizadas na cidade.

Drenagem da água pluvial

Além das equipes da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e da Secretaria Municipal de Obras realizam diversos trabalhos para aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva em diferentes setores do município. Os serviços incluem a construção de bocas de lobo e grelhas, além da desobstrução dos poços de visita, limpeza de bueiros e ampliação dos bolsões usados para a contenção da água.

“Todas as ações, certamente, são para melhorar a vazão de água nos pontos críticos dos bairros. Isso minimiza os problemas. São intervenções pequenas, mas que já têm surtido efeito”, explica Paulo Euclides Ochiucci, diretor de drenagem pluvial do Dmae. Ações na avenida Anselmo Alves dos Santos e em ruas críticas do bairro Morumbi alcançaram resultados positivos às vésperas do período chuvoso.

Cuidados importantes

 A Defesa Civil de Uberlândia também orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Saiba quais medidas tomar:

Em caso de perigo chame:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190

Dicas da Defesa Civil: 

ANTES DAS CHUVAS:

- Acompanhe os boletins de avisos e alertas dos Institutos de Meteorologia pela internet  ou  pelos órgãos da imprensa;
- Dê manutenção no telhado: desobstrua os canos da laje, limpe as calhas, confira se as telhas de amianto estão pregadas;
- Não jogue lixo ou entulho em bueiros, quintais e ruas. Sempre coloque os sacos de lixo nas lixeiras,  evite deixa-los diretos na  calçada.
- Reforce muros e paredes que tenham perigo de cair;
- Faça revisão nas instalações elétricas ;
- Desligue os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;
- Coloquem em lugares altos, móveis e outros pertences, caso sua moradia esteja localizada em área de risco ou em locais sujeitos a alagamentos.

DURANTE AS CHUVAS:

- Mantenha-se atento aos níveis das águas;
- Mantenha as portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;
- Não se proteja embaixo de árvores, pois elas atraem raios e, se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas.
- Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

- Não se arrisque em atravessar à pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;
- Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chame imediatamente o a Defesa Civil  e  o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, pois além da contaminação que pode causar graves doenças, há também o risco de choque elétrico.

DEPOIS DAS CHUVAS:

- Verifique as instalações elétricas antes de ligá-las;
- Faça uma revisão de possíveis danos em sua moradia (paredes, telhados...);
- Cuidado com animais (aranhas, cobras e ratos em casa).
- Verifique se houve obstrução de ralos, bueiros e calhas.

ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS:

- Evite trafegar em vias alagadas, procure sempre rotas alternativas ou aguarde a chuva passar em lugar seguro;
- Em dias nublados, evite deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas;
- Não estacione seu veículo em regiões íngremes e  próximo a postes durante as chuvas;
- Durante a incidência de raios, a melhor proteção é permanecer no interior do veículo;
- Cheque o bom estado dos limpadores, da borracha das paletas e do motor dos limpadores;
- Certifique-se que o desembaçador está funcionando direito;
- Ligue as luzes durante uma chuva intensa (mesmo que seja dia claro) para que outros motoristas o vejam

22/11/2017
PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas