Crianças da rede municipal assistem a peça sobre a vida de escritora brasileira

Atração ‘Salve Ela’, do Rio de Janeiro, tem outra sessão aberta à comunidade nesta quarta-feira (22
Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Quase 700 alunos de quatro escolas da rede municipal de Uberlândia visitaram o Teatro Municipal, na tarde desta quarta-feira (22), para apreciar do espetáculo ‘Salve Ela’, encenado pela Companhia Alternativa de Teatro, do Rio de Janeiro. A montagem, que conta a história da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, tem outra apresentação aberta ao público hoje às 19h30.


Com convênio firmado pelo Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, por meio do projeto valorização da cultura Afro-brasileira, a peça produzida no Rio de Janeiro tem texto e direção de Ribamar Arruda Ribeiro. “É uma grande homenagem à Carolina Maria de Jesus. Fazer um pouco do pensamento acerca da obra dela e realizar reflexões sobre sua vivência enquanto pessoa e autora”, explicou o diretor. A obra integra a programação do mês da consciência negra em Uberlândia.

Os alunos presentes integram as Escolas Municipais Professor Sérgio Oliveira Marquez, Odilon Custódio Pereira, Professor Jacy de Assis e do Bairro Shopping Park. A oportunidade marcou a primeira vez em um teatro de vários dos adolescentes presentes.

Jairo Ferreira de Faria, de 12 anos, simbolizou bem o encanto dos alunos de adentrar em um dos maiores templos culturais da cidade.. “Não conhecia aqui, achei tudo muito bonito. A expectativa é que vai ser muito bom, já que nunca vi apresentações. Ainda não sei do que vai ser a peça, mas estou esperando ser muito bom”, explicou o estudante.

Jéssica Cristina Garcia, professora de geografia de Jairo, valorizou a ação cultural. “É importante porque a escola acaba sendo um ambiente restrito às vezes. Vir aqui em um espaço assim traz cultura diferente para eles, o que gera um enriquecimento muito grande a todos”, ressaltou. 


Nova apresentação é aberta ao público da cidade
Foto: Cleiton Borges – Secom PMU
A partir das 19h30, quem for ao Teatro Municipal verá uma trajetória de amor pelos livros e resistência em prol da igualdade social. Nascida na zona rural de Sacramento, Carolina Maria de Jesus tornou-se escritora quando trabalhava como catadora de lixo na favela do Canindé, em São Paulo. Ali, encontrou a oportunidade que o credenciou como uma das mais expressivas autoras brasileiras.

O espetáculo soma passagens por vários lugares do Brasil com trechos, cartas e obras da escritora mineira transformados em linguagem corporal e teatral por meio de três artistas do grupo.

Na segunda metade da década de 50, enquanto trabalhava como catadora de lixo na favela do Canindé, Carolina Maria de Jesus passou a utilizar os cadernos que encontrava nas lixeiras para escrever sobre seu cotidiano e seus pensamentos, refletindo sobre a brutalidade do ambiente aonde vivia, as preocupações e os desafios diários. Tudo isso rendeu seu principal trabalho, o livro “Quarto de Despejo”.

Mês da consciência negra

O livro da protagonista foi traduzido para mais de dez idiomas e rendeu à escritora o reconhecimento mundial. Ainda assim, nem todos se recordam da importância da trajetória da saudosa autora para a literatura nacional. Para a diretora de igualdade racial da secretaria de Cultura, Pollyanna Fabrini, o espetáculo é uma oportunidade não apenas para conhecer a história de Carolina, como também de provocar a reflexão sobre a construção social no país.

“Estamos falando de uma mulher negra, que veio da favela e que representa um símbolo de resistência e de luta pela igualdade social. O evento é gratuito e faz parte do projeto de valorização da cultura afrobrasileira, por meio de um convênio assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e o Ministério da Cultura, em 2015. Trata-se de uma pessoa que é referência para a nossa cultura e esperamos sensibilizar as pessoas sobre a importância disso para o desenvolvimento social”, afirmou.




22/11/2017
PJ Godoy e Renato Faria
paulogodoy@uberlandia.mg.gov.br



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas