Minas Gerais cria legislação inédita no Brasil para simplificar parcerias com entidades assistenciais

Decreto publicado normatiza a Rede Cuidar – programa do Governo aprovado pela Assembleia Legislativa,que fortalece o apoio às instituições do Sistema Único de Assistência Social com recursos da Loteria Mineira

Já está em vigor o decreto 47.288, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, em 18/11, regulamentando a Lei 22.597/2017, que criou Rede Cuidar - Programa de Aprimoramento da Rede Assistencial do Sistema Único de Assistência Social, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).
Com essa iniciativa, o Governo do Estado desburocratiza, inova e dá mais transparência para atender a centenas de entidades que prestam assistência social em 335 municípios nos 17 territórios de desenvolvimento.

Para a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, a Rede Cuidar traz inovações expressivas, implanta uma política pública com recurso vinculado e financiamento continuado.
“Desburocratiza e dá mais transparência, com acompanhamento técnico e apoio financeiro. Tudo isso se traduz em mais qualidade para o atendimento, com melhoria na infraestrutura física, além de fortalecer o vínculo e a confiança entre as organizações e o Estado”, assegura a secretária.
Rosilene Rocha ressalta que o programa marca definitivamente uma nova história na assistência social e na parceria com as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos. Para a Rede Cuidar, o Governo do Estado - por intermédio da Loteria Mineira - destinará R$10 milhões anuais.

Aperfeiçoamento
O novo modelo mineiro, inédito no país, traz benefícios para que as entidades assistenciais possam aperfeiçoar os programas desenvolvidos junto à sociedade. Segundo a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Albuquerque, o decreto regulamenta a lei aprovada pela Assembleia Legislativa e possibilita apoio efetivo às organizações mais frágeis.
De acordo com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), o Estado deve escolher as melhores entidades para parcerias dentro Sistema Único de Assistência Social (Suas). “O nosso diagnóstico é de que devíamos criar a Rede Cuidar para ajudar as organizações a melhorarem os serviços e programas que oferecem nas suas estruturas”, observa Simone.
Ela ressalta que na assistência social em Minas Gerais a maioria das entidades é filantrópica e constitui a segunda maior rede privada do país, responsável por 75% dos serviços prestados nas unidades de acolhimento institucional como asilos e abrigos para crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
Em Minas Gerais existem 924 organizações que oferecem serviço de acolhimento institucional em 335 municípios. No total atendem 21.237 pessoas, sendo 12 mil idosos e quase 5 mil crianças e adolescentes. 
Nessa primeira fase do programa  foram elegíveis  291 unidades não governamentais que  apresentam um total de 8.249 pessoas acolhidas, e 125 unidades governamentais, com  1.175 acolhidos. Tem-se um total de 9.424 pessoas acolhidas, entre unidades da rede governamental e não governamental.
As 291 unidades não governamentais estão presentes em 168 municípios, enquanto as 125 unidades governamentais se localizam em 100 municípios. Portanto, chega-se ao total de 229 municípios envolvidos, entre unidades da rede governamental e não governamental.
Os critérios de elegibilidade e partilha dos recursos financeiros foram pactuados com os municípios, na CIB - Comissão Intergestora Bipartite e aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
Para a representante da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Geisiane Lima Soares, a Rede Cuidar é de grande importância, pois se propõe a apoiar na estruturação e na qualificação das entidades e unidades públicas que realizam ações no estado.
“Há necessidade de dar mais qualidade aos serviços, programas e benefícios ofertados pelas entidades, pois além de enfrentarmos a escassez de recursos, temos o desafio de orientação e apoio técnico. Com o recurso que será destinado às entidades, garantiremos atendimentos ainda mais qualificados e dignos para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social”, ressalta Geisiane.

Da origem à implantação
O programa Rede Cuidar tem três eixos de atuação: apoio técnico, supervisão e capacitação; incentivo financeiro ou material com repasse de recursos; e monitoramento para identificação de fragilidades das unidades, resultados e impactos do programa.
A lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi sancionada pelo governador em 20 de julho e o decreto regulamenta de forma detalhada como o programa será realizado na prática, inclusive, possibilitando que as parcerias sejam estabelecidas por meio eletrônico, facilitando a vida das entidades de todas as regiões do estado.
O Termo de Colaboração - previsto no Marco Regulatório das organizações da Sociedade Civil - é consubstanciado na legislação estadual pelo Termo de Adesão e Plano de Aprimoramento, no qual é apontado o  indicador de referência da unidade, que demonstra quais são as  fragilidades da instituição.
Pelo Plano de Aprimoramento, as unidades escolhem, a partir de grupos de despesas, como vão utilizar o recurso para melhorar o indicador. Um exemplo disso são organizações que não têm acessibilidade física e que escolherão no plano de aprimoramento a aquisição de rampas e barras para garantir a acessibilidade.
A Sedese terá uma comissão de monitoramento composta por técnicos e pela sociedade civil, por meio do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). A proposta é que essa comissão acompanhe e comprove a utilização adequada dos recursos liberados para os projetos de melhoria.
Na Rede Cuidar estão estabelecidos outros pontos de desburocratização ou simplificação:
- as entidades que prestam serviços continuados não precisarão apresentar toda a documentação de três em três meses, mas apenas na assinatura da parceria;
- os recursos poderão ser liberados a qualquer tempo, sem restrição aos anos eleitorais, ao contrário do que ocorre com as emendas parlamentares.
“O Governo do Estado inovou a relação com as organizações. É outra lógica de reconhecer as entidades como parceiras efetivas ao desburocratizar, inovar e dar transparência aos integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, conclui a subsecretária Simone Albuquerque.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Sedese – Telefone (31) 3916-8239


Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Facebook: https://www.facebook.com/governomg/
Twitter: https://twitter.com/governomg
Instagram: https://www.instagram.com/governomg/
YouTube: https://www.youtube.com/user/governodeminasgerais

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas