Artrose não é uma doença exclusiva da terceira idade



Atividade física de baixo impacto e musculação de resistência são maneiras de evitar a doença, que atinge 15 milhões de brasileiros.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 80% da população mundial com mais de 65 anos tem artrose, que é o desgaste ou lesão da cartilagem que reveste as articulações. O Brasil aparece em segundo lugar no ranking de pessoas afetadas pela doença, perdendo apenas para os Estados Unidos. Outro dado alarmante é que 15 milhões de brasileiros sofrem de artrose, que normalmente afeta as articulações da coluna, quadril e joelho.

“A artrose é uma das doenças mais frequentes no consultório, representando entre 30% e 40% das consultas. Dores ao se movimentar e crepitações nas articulações são sinais de alerta, e mesmo não tendo cura o tratamento correto ajuda a reduzir ou eliminar a dor e garantir uma boa qualidade de vida ao paciente”, explicou o médico ortopedista e traumatologista, Vicente Carlos Franco Macedo.


O desgaste ocorre gradualmente e altera o líquido sinovial que nutri a cartilagem agravando com o passar do tempo se não for feito tratamento. Engana-se quem pensa que a doença só atinge a terceira idade. Os primeiros sinais da artrose podem aparecer, em média, aos 30 anos, sendo mais comum a partir dos 40 anos.


Entre as causas estão o sobrepeso, a má alimentação, o excesso de atividade física de impacto, deformidades articulares como joelhos em X ou arqueados, dentre outras. “A partir dos 30 anos de idade, por exemplo, perdemos 1% da massa muscular quando não se faz atividade física muscular de baixo impacto. Desde cedo é importante se exercitar, pois é esse trabalho de resistência que vai regular o metabolismo da musculatura que regula a do osso e da cartilagem. Quem faz atividade de impacto há anos, como futebol e corrida, também precisa ficar atento”, destacou o médico.


Os alimentos que causam processo inflamatório no sangue pioram o prognóstico e acentuam o desgaste. Excesso de carne vermelha, refrigerantes e enlatados aumentam muito a inflamação no sangue, desregulando o metabolismo muscular, ósseo e cartilaginoso.


Uma das medidas mais eficazes de prevenir a doença é o alongamento e o fortalecimento muscular, aliados a uma alimentação saudável. Apesar de não ter cura, Vicente Carlos reforça que os tratamentos ajudam a reduzir a dor e a manter o movimento e a função articular.


Entre os tratamentos atuais para osteoartrose estão a musculação com pouco peso e mais repetição, hidroginástica, fisioterapia, alongamentos, viscossuplementação com injeções articulares de ácido hialurônico, sinovectomia parcial via artroscopia com viscossuplementação após 30 dias e artroplastia total (prótese). “São várias as modalidades de tratamento, porém cada paciente deve ser tratado de forma individualizada e com acompanhamento do ortopedista”, finalizou Vicente Carlos Franco Macedo.

.............................





Carolina Portilho
Empresária e Jornalista
CaSi Comunicação
(34) 99106.7698
Uberlândia (MG)

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas