Dmae lança ‘Cápsula do Tempo’ para marcar os 50 anos de história

Objetivos, relatos e livro serão colocados na cápsula, que será aberta em 2067

COMUNICAÇÃO DMAE
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) completa, nesta quinta-feira (23), 50 anos de fundação. E, para marcar este meio século de história, a autarquia, por meio do Programa Escola Água Cidadã (Peac), realiza o lançamento da Cápsula do Tempo, projeto em parceria com 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A cápsula será lacrada às 14h de amanhã e deverá ser aberta somente no dia 23 de novembro de 2067, durante o centenário do Dmae. O compartimento estará fixado no jardim principal, na avenida Rondon Pacheco, 6.400.


A cápsula de 200 kg – que foi confeccionada na Fábrica de Tubos do Dmae pelos próprios funcionários e é feita de aço ASTM-A36 (utilizada para fabricação de adutoras) - vai guardar fotos, objetos, relatos de estudantes de pacientes do Hospital do Câncer, filhos de servidores e de autoridades como o prefeito Odelmo Leão, a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, e o diretor do Dmae, Sérgio Vieira Attiê, dentre outros. “Temos um compromisso com a qualidade e fornecimento de água à população. O Dmae é um exemplo para todo o país, uma referência em saneamento básico. Então, o que nós queremos é deixar registrado um pouco do que foi vivido até aqui e o que desejamos para o futuro”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Entre os participantes que vão depositar objetos na cápsula, está o grupo de 25 estudantes, com idade entre 7 e 16 anos, que integra o projeto Bombeiro Mirim. “Eles redigiram uma carta sobre as expectativas para Uberlândia daqui cinco décadas. Os filhos de servidores do Dmae também deixaram seu recado e esse registro é algo que não poderíamos deixar de acrescentar”, explicou Sérgio Attie, diretor-geral do Dmae.

Já as crianças em tratamento no Hospital do Câncer produziram um livro com imagens (fotos e telas) do rio Uberabinha, principal manancial que abastece Uberlândia. Organizado pelo coordenador pedagógico do hospital, Leonardo Augusto de Almeida, e três artistas plásticas, o livro contém fotos e desenhos feitos pelos próprios pacientes.

Conforme explicado por Attie, além dos relatos haverá objetos como telefone celular, estribo e fotos que lembrarão, quando a cápsula for aberta, como era o cotidiano da cidade. “Todo o material (textos e objetos) recebeu tratamento especial para resistir ao tempo e estar em perfeitas condições quando a cápsula for aberta, em 2067”, contou. A cerimônia está marcada para as 14 horas no foyer da nova sede do Dmae, na avenida Rondon Pacheco, 6.400.

História

Criado em 1967, o Dmae concretizou sua primeira obra da Estação de Tratamento Sucupira no dia 23 de novembro do mesmo ano, data da inauguração da autarquia. A originalidade do sistema de tratamento e abastecimento fez da ETA Sucupira uma das construções sanitárias mais avançadas da época, possuindo o primeiro modelo de bombas movidas a turbinas hidráulicas, um sistema integrado com motores elétricos e a diesel.

O Dmae conta hoje com duas estações de captação e tratamento de água (ETAs Sucupira e Bom Jardim) e está construindo a terceira, a de Capim Branco. Quando a primeira fase estiver concluída, garantirá abastecimento para 1,5 milhão de pessoas.

Apontado pelo Instituto Trata Brasil como a segunda cidade com o melhor saneamento do país, todos os imóveis em áreas regulares recebem água potável e, além disso, 100% do esgoto coletado recebem tratamento adequado por meio das oito estações de tratamento.

Em 2017, o Dmae assumiu a Divisão de Limpeza Urbana, ficando responsável pela administração da coleta regular de lixo e da Coleta Seletiva. O sistema de redes pluviais também está a cargo da autarquia.


22/11/2017
Gleide Corrêa
gleidecorrea@uberlandia.com

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas