Prefeitura sedia última audiência do Conselho Municipal do Plano Diretor

Membros apreciaram sugestões da comunidade para finalizar o projeto de lei que faz revisão do tema
                                                                 Valter de Paula - Secom PMU

O Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia sediou, na tarde desta quarta-feira (22), a última assembléia do Conselho Municipal do Plano Diretor. O ato reuniu, no auditório Cícero Diniz, representantes do Executivo e da sociedade civil para que pudessem apreciar e votar as cerca de 50 sugestões apontadas pela comunidade para o projeto de lei do Plano Diretor 2017/2027. São recomendações que foram colhidas pelo poder Executivo durante a audiência pública do tema realizada no dia 31 de outubro ou pela internet desde que a minuta do Plano foi disponibilizada no início deste mês.


O encontro constituiu-se na última etapa necessária para a finalização do projeto de lei do Plano Diretor. Agora, o documento será consolidado pela Procuradoria Geral do Município e, na seqüência, enviado para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal. A expectativa é que a proposta integral seja protocolada no Legislativo local entre o fim de novembro e dezembro deste ano.

 O Plano Diretor

O Plano Diretor é um instrumento de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana. Prevista pelo Estatuto das Cidades, a revisão deve ser feita a cada 10 anos e conta com a participação da sociedade no debate dos temas: uso e ocupação do solo e infraestrutura; mobilidade urbana; habitação e regularização fundiária; meio ambiente; educação, esporte, lazer e segurança pública; e desenvolvimento social, saúde e prevenção às drogas.

As diretrizes que foram aprovadas para o novo Plano Diretor por meio do Conselho Municipal respeitaram todas as legislações vigentes e contemplaram as necessidades reais da cidade na atualidade e no futuro próximo, conforme explicou a presidente do conselho e também secretaria municipal de Planejamento Urbano, Denise Attux.

“São mais de cem artigos discutidos de forma democrática e que resultaram em uma proposta atualizada, com a cara de Uberlândia, totalmente em total acordo com o que existe no Brasil e mundo”, disse. A internacionalização da cidade, a sustentabilidade municipal e a garantia da qualidade de vida para as gerações são uma dos principais focos do novo Plano Diretor.


22/11/17
Fernando Boente
fernandoboente@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas