Halterofilistas de Uberlândia embarcaram para o Mundial nesta quarta (29)

Quatro paratletas, um técnico e um fisioterapeuta partem para a competição na Cidade do México

Foto: Divulgação
Os quatro paratletas da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) embarcaram nesta quarta (29), às 14h, para o Campeonato Mundial Paralímpico de Halterofilismo e Natação. A competição acontece na Cidade do México, entre os dias 2 e 6 de dezembro. A equipe é composta por Amanda Souza, Mateus Assis, Vinicius Freitas, Maria Rita Martins, pelo técnico Wéverton Santos e o fisioterapeuta Vander Fagundes.

Mateus Assis já possui grande experiência em competições internacionais. Além de disputar os Jogos Parapan-Americanos de Jovens na Argentina em 2013, o atleta esteve na Hungria no primeiro semestre de 2017, onde conquistou o recorde mundial na divisão júnior. “Este ano foi puxado, tivemos um calendário cheio de competições. Consequentemente, os treinos foram intensificados e me sinto preparado para o Mundial. Estou ansioso e muito feliz pela oportunidade”, comenta o atleta.

Amanda Souza, de 25 anos, é tetracampeã brasileira e recordista nacional na categoria até 73 kg, já Mateus Assis, de 20 anos, é recordista, campeão brasileiro e campeão do Parapan-Americano de Jovens, na categoria até 97 kg. Com apenas 18 anos, Maria Rita Martins já é recordista brasileira Júnior, na categoria até 79 kg, enquanto o jovem Vinícius Freitas, também de 18 anos, é vice-campeão do Parapan-Americano de Jovens.


Para o técnico Wéverton Santos, o que mais vale para os atletas é a oportunidade da vivência em uma competição internacional. “Uberlândia é privilegiada por ter quatro dentre os 18 atletas convocados para o Mundial. Nossa cidade vem sendo uma referência no esporte paralímpico, como exemplo, fomos bicampeões do Circuito Nacional Caixa. São competidores novos que já estão trabalhando duro, mirando até mesmo nos Jogos Paralímpicos do Japão em 2020”, afirma.

A equipe uberlandense esteve em São Paulo em setembro, onde passou por um período de treinamentos e avaliações clínicas, técnicas e psicológicas, antes de seguir para o México no dia 29. No total, foram convocados 18 atletas para compor a delegação brasileira, dos quais oito competirão na categoria junior (até 20 anos), e os demais na adulto. A competição ocorrerá simultaneamente ao Mundial de Natação. Cerca de 360 atletas de 65 países são esperados. 

Aconrtecerá  na Cidade do Mexico de 2/12 a 6/12 Campeonato Mundial Paralímpico de Halterofilismo e Natação

Os paratletas Futel/CDDU: Amanda Souza, Mateus Assis, Vinicius Freitas e Maria Rita Martins e integrantes da comissão técnica viajam para São Paulo no dia 29, às 14h, e seguem para o México às 23h.

27/11/17
Maria Paula Martins

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas