Uberlândia e Reino Unido assinarão acordo bilateral

Prefeito Odelmo Leão recebeu cônsul britânico para discutir termos e áreas de atuação de um protocolo de cooperação


Uberlândia está prestes a se tornar a primeira cidade de Minas Gerais a contar com um acordo bilateral junto ao governo do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales). Na tarde desta terça-feira (28), o prefeito Odelmo Leão recebeu em seu gabinete mais uma vez o cônsul doReino Unido em Belo Horizonte, Thomas Nemes. O representante diplomático veio à cidade para discutir termos e pontuar algumas áreas de atuação que deverão ser exploradas em um protocolo de cooperação – documento que está em fase avançada de elaboração e deverá ser assinado pelo município e pela nação britânica ainda no início de 2018. Os secretários de Gestão Estratégica, Raphael Leles, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Dilson Dalpiaz, também recepcionaram o cônsul.

“O poder público deve ser um facilitador e colaborar da melhor forma com o desenvolvimento da cidade em todas as áreas. Estamos empenhados em colocar Uberlândia em evidência diante do mundo. Conseqüentemente, queremos possibilitar novas colaborações, incentivando boas práticas e mais benefícios para a nossa população”, disse o prefeito Odelmo Leão.

            Pelas negociações da Prefeitura de Uberlândia, que estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) junto ao governo britânico, o acordo irá, na prática, facilitar o intercâmbio e o compartilhamento de ações para aprimorar políticas públicas de ambas as partes em ao menos cinco áreas de atuação.

Áreas de colaboração

            Dentre as cinco áreas de atuação definidas para o acordo, estão: Cidades Inteligentes, Energias Sustentáveis, Internacionalização de Negócios Locais, Mobilidade, Modernização de Gestão Hospitalar e Educação Internacional. Nestes segmentos, estão sendo desenhadas ações potenciais, como, por exemplo, o desenvolvimento de pesquisas para tornar a cidade mais inteligente, a identificação de oportunidades para parcerias público-privadas, o fomento do ensino de inglês e do uso de energia e a identificação de mercado britânico para pequenas empresas do município.

            As conversas para a parcerias iniciaram em agosto deste ano, ocasião em que o cônsul Thomas Nemes fez a primeira visita a Uberlândia e encontrou o prefeito Odelmo Leão. “Uberlândia é uma cidade com muitos potenciais e, a partir de agora, devo visitar a cidade com mais frequência para alinharmos todos os detalhes da nossa cooperação com o poder público, entidades e empresariado. Uma colaboração que, tenho certeza, será de longa data”, destacou o cônsul.

28/11/17
Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas