Profissionais do Hospital Municipal realizam 1º Encontro de Neonatologia

Atividades acontecem nos dias 24 e 25 de novembro em celebração ao Dia Mundial da Prematuridade
                    Foto: Walter de Paula/SecomPMU
Comemorado no dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade foi criado para chamar a atenção para o problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. Para celebrar a data e reforçar os cuidados com os recém-nascidos hospitalizados, a equipe da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro está realizando o 1º Encontro de Neonatologia.


As atividades acontecem nesta sexta-feira (24) e sábado (25), no auditório do HM, para  lembrar desta questão e mostrar a importância da equipe médica no trabalho com as crianças prematuras, conforme explica a coordenadora  da neonatologia do Hospital Municipal, Cristiane Ribeiro Ambrósio. “As atividades são voltadas a todos profissionais da saúde envolvidos no cuidado neonatal. Buscamos reforçar o tema e abordar várias questões, como as sequelas e a evolução, e principalmente como aprimorar nosso serviço por meio da troca de experiências”, disse.

Prematuridade


No Brasil, segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no ano passado, a taxa de prematuridade é de 11,5% – quase duas vezes maior que a observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios – aqueles que nascem entre a 34ª e 36ª semana gestacional.

Mesmo realizando um pré-natal adequado, o bebê pode nascer prematuro. Nesses casos eles precisam ficar em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que possibilita o cuidado adequado para evitar o risco de morte e sequelas futuras para a vida adulta.


Importância


Para a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida Gomes, além destes cuidados, o encontro também buscar reforçar a importância dos profissionais que trabalham nesta área e a sensibilização com a família. “É uma oportunidade de falar da relevância do trabalho destes profissionais da UTI neonatal no cuidado com os recém-nascidos hospitalizados e a sensibilização dos profissionais para a atenção também com os familiares em um momento muito delicados para eles”, finalizou.


24/11/2017
Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas