Curral Municipal recolhe e abriga provisoriamente grandes animais que estão soltos nas ruas de Uberlândia

Para requerer o serviço 24h, basta ligar no (34) 9.9886-8213 e comunicar o local em que o equino ou bovino foi visto
 Para diminuir consideravelmente a incidência de animais de grande porte vagando pelas vias públicas, a Prefeitura de Uberlândia realiza um trabalho permanente de recolhimento e guarda provisória de equinos e bovinos. Uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD) está à frente do Curral Municipal, serviço com foco no bem-estar dos animais e destinado a eliminar a possibilidade de acidentes provenientes de sua presença nas ruas e avenidas do município.


Como funciona

Após receber informações por meio do (34) 3239-2629 ou 9.9886-8213, agentes municipais vão até o local indicado e executam o correto manuseio e transporte dos animais. Todo o processo é feito com muito cuidado por especialistas, veterinários e zootecnistas, em veículos destinados exclusivamente para a realização do serviço.

Conforme explica o diretor de fiscalização, Marlou Couto, os equinos e bovinos recolhidos são levados para o Curral Municipal, um espaço com estrutura adequada para recebê-los. “Muitas vezes, esses animais são deixados em algum local para pastar e acabam se soltando. Aí passam a perambular pelas ruas, o que representa perigo tanto para os motoristas e pedestres, quanto para eles. No curral, recebem alimentação, abrigo e cuidados veterinários específicos até que o proprietário seja encontrado e manifeste o desejo de reapropriação”, expõe.

Ao ser identificado, o dono é autuado em R$85 por deixar o animal sem os devidos cuidados em zona urbana e em outros R$128 por semana que o animal é abrigado no curral. Geralmente, após sete dias de permanência, o cavalo ou a vaca é recolhido por profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio de uma parceria entre instituições. Nesta semana, seis equinos foram encontrados em vias públicas e são atendidos na unidade da SMAAD.

A parceria com a universidade também se estende para casos animais de grande porte com ferimentos graves e vítimas de maus tratos, que são encaminhados para tratamento em caráter de urgência no Hospital Veterinário.

O que fazer quando encontrar animal de grande porte em vias da cidade?

O atendimento à população em caso de flagrantes acontece diariamente em tempo integral, incluindo fins de semana e feriados. Para requerer o serviço, a população pode ligar nos telefones (34) 3239-2629 ou 9.9886-8213.

De acordo com o diretor de fiscalização, o serviço tem uma grande demanda diária e cumpre uma função essencial para o município. “É importante que a população se conscientize sobre o cuidado correto dos animais, principalmente com cavalos. Se encontrar algum perambulando pelas ruas, entre em contato conosco imediatamente. Nossa recomendação é que os motoristas não buzinem, gritem, toquem, sejam agressivos e nem fiquem piscando os faróis, uma vez que o animal pode se assustar e agir de modo inesperado”, afirmou.

Se deparou com algum animal de grande porte?

Ligue para a equipe do Curral Municipal
Serviço oferecido: transporte e abrigo provisório a animais de grande porte soltos nas ruas de Uberlândia
Informações e requerimentos: 34 3239-2629 (horário comercial) ou 99886-8213 (24h)


21/11/2017
Renato Faria
renatofaria@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas