Caixa Escolar será informatizada a partir de 2018

Secretaria Municipal de Educação reuniu diretores para informar as mudanças no sistema
           
A partir de 2018, a prestação de contas da Caixa Escolar será informatizada, disponibilizada na internet e poderá ser acompanhada pela sociedade em geral. Para a mudança ocorrer de forma tranquila, a Secretaria de Educação (SME) promoveu uma reunião com todos os diretores das escolas municipais para informá-los sobre a importância do assunto, que envolve inclusive implicações jurídicas. O encontro foi promovido nesta sexta-feira (24), no auditório do Centro Administrativo Municipal.


Entre as ações de caráter, principalmente, mantenedor e que podem ser feitas com as verbas da Caixa Escolar consta aquisição de gêneros alimentícios para complementação da alimentação dos alunos, material escolar, livros didáticos e de literatura e material esportivo, entre outros e quando necessário.


Legislação


De acordo com a lei municipal 9.395, de 2016, cada unidade escolar da rede municipal de ensino deve ter a sua Caixa Escolar, sob a forma de organizações, com personalidade jurídica, ato constitutivo e estatuto, todos devidamente registrados. Cabe à Caixa Escolar gerenciar os recursos financeiros próprios, municipais e federais.

Embora seja uma entidade sem fins lucrativos, é considerada como “empresa”, sujeita às obrigações fiscais e sociais e a todos os trâmites legais. No caso das escolas da Prefeitura de Uberlândia, os recursos são oriundos dos cofres municipais e federais e de atividades de iniciativa da própria unidade escolar.

A prestação de contas de uma escola também segue o artigo 70, da Constituição Federal, que estipula que qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize e administre dinheiro, deve assumir obrigações de natureza pecuniária.

Em respeito às leis, até o final deste ano, as informações referentes à Caixa Escolar das escolas municipais de Uberlândia serão feitas manualmente, utilizando material físico (papel). No próximo ano, tudo será digitalizado.
  

Modernização


“A Caixa Escolar tem uma ampla e diversificada movimentação que está sendo informatizada. É uma tendência mundial que temos que nos adequar”, disse a secretária de Educação, Célia Tavares. Ela destacou que os diretores devem ficar atentos às informações e que terão todo o suporte da Secretaria de Educação e da Prodaub.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas