Dança representa melhoria na qualidade de vida dos idosos

 Com foco na socialização e na descoberta de habilidades, atendidos nos Ceais participam de atividades artísticas, esportivas, recreativas e de lazer 
Foto: Valter de Paula – SECOM/PMU
Responsável pelo estímulo cognitivo, motor, afetivo, auditivo, tátil e visual, a dança é uma das principais ferramentas para conferir melhoria na qualidade de vida de seus praticantes. Por saber desses inúmeros benefícios é que a Prefeitura de Uberlândia oferece bailes dançantes para os frequentadores dos quatro Centros Educacionais de Assistência Integrada (Ceai’s). Em Uberlândia, as atividades acontecem de terça a sexta-fera, das 13h às 17h, cada dia em uma unidade. Já no distrito de Tapuirama, a comemoração acontece a cada quinze dias.


Histórias que se entrelaçam

Com mais de 6 mil frequentadores, os Ceais se transformaram em locais que colecionam muitas histórias. Uma dela é a da Maria Sebastiana e Silva, de 74 anos. Com uma família extensa, divide o tempo entre cuidar dos bisnetos e praticar o hobby preferido: dançar. E foi em um desses eventos que a aposentada conheceu o namorado, Manuel Severino de Moura, de 87 anos. Agora, o casal sai para participar de bailes quase todos os dias.

“A dança me ajuda em tudo. Me distrai, me deixa livre e tranquila. Vou em vários lugares da cidade mas o baile do Ceai é diferente, é uma energia muito boa. Toda quarta-feira eu e meu namorado vamos ao da unidade que fica na avenida Rondon Pacheco e encontramos nossos amigos.É uma alegria que só”, relata Maria.

Para Manuel, o importante é distrair e conhecer pessoas novas. Morando em Uberlândia há doze anos, ele revela ser um frequentador antigo do espaço. O aposentado acredita que as outras atividades oferecidas no local são importantes para o bem-estar de todos. “Venho aqui há oito anos e o que eu mais gosto são as festas. Acho muito bom o som e a estrutura. Eu e a Maria nos conhecemos aqui, o que faz com que esse lugar seja ainda mais especial”, conta.

Mudança de vida

Alda Ramos Cardoso, de 67 anos, é frequentadora do Ceai 1 há pelo menos uma década. A aposentada conta que mudou de vida depois de iniciar as atividades na unidade. “Eu estava com uma depressão muito forte. Não fazia nada, não conseguia sair de casa. Um dia uma amiga me apresentou o Ceai e me convidou para conhecer. Desde então, minha vida está muito mais alegre e voltei a ser muito ativa”, afirmou.

Além de ser competidora frequente em todas as edições da Olimpíadas do Idoso, Alda também faz hidroginástica, musculação, aulas de viola e violão. Muita coisa? Claro que não. Ela aindaé bailarina assídua nos bailes oferecidos nos Ceais. “Gosto muito de frenquentar aqui, é um espaço onde consigo cuidar do meu corpo e da minha alma. Agora, estou aqui dançando e me divertindo com as minhas amigas, mas daqui a pouco vou fazer uma aula de hidroginástica. O importante é não parar de se mexer”, brinca.

Centro Educacionai de Assistência Integrada (Ceai)

O Ceai é um espaço de convivência que busca a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa e o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. No equipamento, são oferecidas atividades artísticas, esportivas, recreativas e de lazer. Para se inscrever, é necessário ter idade igual ou superior a 60 anos e morar em bairros próximos ao equipamento. Os candidatos devem comparecer ao local portando cópias da identidade, do comprovante de endereço e atestado médico para o idoso que for realizar atividade física.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, o objetivo é levar alegria as pessoas com 60 anos ou mais.  “Queremos que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida, por isso, buscamos oferecer a eles oficinas que favoreçam a sua socialização, integração e seu bem-estar”, assegura.  

Saiba qual o Ceai mais próximo de você!
Ceai 1 - Av. Rondon Pacheco, 5.865, bairro Brasil
Ceai 2 -  Rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras
Ceai 3 - Rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas
Ceai 4  - Av. do Carnaval, 415, bairro Guarani

10/11/17
Bárbara Menegasso
barbaramenegasso@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Meu Café no Sistema FAEMG

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil