Cemepe é referência para outros municípios

Representantes de Patos de Minas estiveram em Uberlândia para conhecer o espaço
Divulgação Secom/PMU

Nesta semana, o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) recebeu representantes da Secretaria de Educação da cidade de Patos de Minas (MG). A visita técnica foi para que os profissionais da cidade conhecessem os serviços prestados pelo setor de Assessoria Pedagógica, especialmente os trabalhos relativos à educação especial e inclusiva, voltada para pessoas com deficiência.


Boas práticas


            O Cemepe se tornou uma referência para outras cidades e frequentemente recebe profissionais interessados na troca de experiências e conhecimentos. Um exemplo do trabalho que desperta interesses é o da Assessoria Pedagógica, que neste ano foi totalmente reformulada. Até o ano passado, os profissionais atuavam por áreas, como ‘linguagens’ ou ‘ciências’ e existia uma divisão entre educação infantil e ensino fundamental. A partir de 2017, a educação passou a ser percebida de uma forma mais ampla e unificada. Na prática, o novo formato permitiu a um mesmo servidor trabalhar, por exemplo, o processo de ensino e aprendizagem do atendimento infantil até o nono ano do ensino fundamental.

            Houve ainda uma reestruturação do quadro profissional, distribuído entre assessores pedagógicos de ensino ou de educação. Os assessores de ensino atuam no Cemepe e atendem as demandas relativas à orientação e capacitação. Já a turma da educação visita escolas e faz levantamentos de sugestões e necessidades, além de observar as mais diversas experiências dos profissionais nas unidades de ensino. Posteriormente, os assessores das duas funções se reúnem para apresentar o trabalho desenvolvido nas duas frentes para desenvolver projetos, entender os desafios e colocar iniciativas em prática com foco na melhoria dos processos na rede municipal.

Visita à escola

            A equipe de Patos de Minas visitou ainda a Escola Municipal Professor Oswaldo Vieira Gonçalves, no bairro Custódio Pereira. Na unidade, eles conheceram os atendimentos oferecidos na Sala de Educação Especial, onde são utilizados recursos multifuncionais para o desenvolvimento de alunos com deficiência.

            “Estamos sempre de portas abertas para receber profissionais de outras cidades. Esta troca de experiências é muito importante para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, disse a secretária de Educação, Célia Tavares.

14/11/2017
Marden Rangel
marden@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Meu Café no Sistema FAEMG

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil