Turismo de aventura em altura ganha força no município

Paisagens e cachoeiras na zona rural atraem praticantes de modalidades radicais

As exuberantes paisagens e cachoeiras catalogadas no perímetro rural de Uberlândia tem chamado cada vez mais a atenção de moradores da cidade e de outras regiões do país. É por isso que o município comemora hoje (27) o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo vendo o constante crescimento e popularização das atividades em altura, como rapel e tirolesa.
Frente a essa realidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) realiza a 11ª Maratona do Turismo com o tema Uberlândia Destino de Aventura. Em incentivo aos empresários do setor e em apoio ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Prefeitura de Uberlândia reforça a importância do fomento das atividades de aventura na cidade.
Além da maratona, o grupo elaborou uma semana para que a população conheça e participe das mais diversas modalidades relacionadas às experiências de aventura. A ação acontecerá na segunda quinzena de novembro no Parque do Sabiá.


Altura e adrenalina

O guia turístico Douglas Abrahão abriu uma empresa para explorar o turismo na região há sete anos. Ele conta que, desde então, viu o número de empresas especializadas de turismo no município e região multiplicar para 35. Segundo ele, as pessoas estão conhecendo melhor as potencialidades naturais da região. “Catalogamos 146 cachoeiras apenas dentro do território de Uberlândia, contando com as áreas dos distritos. Acontece que muitas são de acesso mais restrito e pouca gente conhecia, mas hoje há uma maior informação daquelas disponíveis para visita”, explicou.
As atividades promovidas pelos grupos especializados incluem desde o transporte até a realização das modalidades como pêndulo, rapel, tirolesa e cabo aéreo (uma mistura dos dois anteriores). Só a empresa de Douglas já atendeu 15 mil pessoas nos últimos anos. Atualmente, ele recebe uma média mensal de 200 pessoas para passeios e atividades. “Destas, a maioria mora na própria cidade, mas recebemos muitos turistas de vários locais. É algo que tem crescido muito, principalmente entre mulheres, que hoje correspondem a 70% de nosso público”, contou. 
Entre os que se arriscam nas alturas, estão crianças, jovens e adultos. O funcionário público Belchior Souza é uma prova disso. Com 58 anos, ele é um dos mais assíduos praticantes das modalidades radicais na cidade. Em sua companhia, ele sempre leva as duas filhas e até a neta de 11 anos para se aventurar. “Vivo em busca de adrenalina e esta vida de aventura. Esse contato com a natureza me motiva a viver. Sempre gostei de estar em ativa e fico feliz de morar numa região tão rica nesse sentido como a nossa”, ressaltou.
   
27/09/2017
Renato Faria
renatofaria@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas