Secretaria de Agropecuária monta Fazendinha e Espaço Gastronômico no Camaru

Espaços estarão disponíveis aos visitantes até o dia 10 de setembro



 Marco Crepaldi - Secom/PMU
A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos montou dois pontos de visitação e vendas de produtos rurais e gastronomia que estão à disposição dos visitantes da 54º edição do Camaru. As estruturas funcionarão até o dia 10 de setembro.


Um dos espaços projetados é a ‘Fazendinha’, um local educativo onde serão apresentados conceitos sobre a produção de hortas. Também foi preparado o ‘Espaço de Gastronomia Rural’, com dezenas de opções de quitutes e produtos orgânicos cultivados por produtores de pequeno porte.

Mini fazenda


 A Fazendinha foi montada próximo à Arena do Rodeio. O local é uma verdadeira escola agrícola e prática para crianças e adultos. Ali serão dadas diversas orientações para a produção correta de uma horta do estilo ‘Mandala’, uma espécie de plantação feita em círculos.


Além disso, os agentes da secretaria ensinarão diferenças entre tubérculos, furtas e legumes, mostrando as melhores formas de cultivo de cada um. Também serão ensinadas as formas de evitar a contaminação do solo e riscos de uso de agrotóxicos. “Além disso, teremos três estagiárias para ensinar os visitantes a fazer a higienização e armazenamento correto de diversos tipos de alimentos. É um algo que ensina aspectos sanitários, de agricultura e de pecuária. É um vasto conteúdo disponível para todos os visitantes”, explicou o diretor André França, diretor de agropecuária.


Apesar de ser aberto a todos, o trabalho tem foco na educação infantil. Nos dias letivos entre quinta (30) e a próxima quarta-feira (6), alunos de várias escolas municipais, de diferentes idades, vão visitar o espaço para aprender um pouco mais sobre o tema. No primeiro dia de visitação, mais de 10 escolas participaram da atividade. As crianças visitaram todos os estandes, conferiram apresentações teatrais, participaram de jogos interativos e assistiram vídeos educativos.

Durante o espetáculo teatral, Maria Fernanda Souza, de 7 anos, manteve olhos bem abertos e os ouvidos bem atentos ao conteúdo. "Entendi que não podemos comer muita coisa salgada, que faz mal. Já o suco de laranja faz bem e a gente pode tomar todo dia. A partir de hoje quero tomar suco todos os dias", relatou a pequena.



 A fazendinha com os mini animais fez sucesso. As crianças puderam conhecer de perto mini pôneis, bois e cabras, além de outros bichos. Para Pedro Henrique Gomes de Souza, de 10 anos, o dia foi divertido. "Nunca tinha visto uma lhama e hoje vi uma adulta e um bebê, achei muito legal. Gostei também do bode, que é todo branquinho", contou.

Outra atração disputada pelas crianças foi o 'Projeto Buriti'. Aos poucos, os pequenos entravam na tenda para assistir vídeos sobre o consumo consciente da água e participaram de brincadeiras interativas. Laís Larcerda Malta, de 7 anos, garante que vai ensinar para a família tudo o que aprendeu. "Descobrimos como cuidar da água e da natureza. Preservar a água é mais fácil se você desligar as torneiras e regar as plantas nos horários certos", afirmou a estudante.



Espaço Gastronômico


O projeto será instalado no setor central do Camaru e executado pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos em parceria com a Emater. No estande, produtores rurais de pequeno porte e agricultores familiares vão expor dois tipos de produtos. O primeiro segmento é de agroindústria, que engloba vegetais orgânicos e outros tipos de iguarias, como doce de leite e queijo.


Além disso, um amplo cardápio com dezenas de opções gastronômicas de diversas espécies serão disponibilizadas para venda. Haverá pratos salgados, como galinhada e estrogonofe, e sobremesas, como açaís, tortas e sorvetes. Os pratos foram desenvolvidos pelos produtores que já expõem seus produtos na tradicional Feira de Produtos Rurais da cidade.

A coordenadora de inspeção de agroindústria do município, Adélia Rodrigues Guimarães, explica que em cada barraca montada haverá um tipo de produto diferente, garantindo a pluralidade de opções. “Todas as escolhas foram acompanhadas por nossas nutricionistas, pois padronizamos a qualidade e a manipulação correta desses alimentos”, explicou.

30/08/2017
Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva