Secretaria de Agropecuária monta Fazendinha e Espaço Gastronômico no Camaru

Espaços estarão disponíveis aos visitantes até o dia 10 de setembro



 Marco Crepaldi - Secom/PMU
A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos montou dois pontos de visitação e vendas de produtos rurais e gastronomia que estão à disposição dos visitantes da 54º edição do Camaru. As estruturas funcionarão até o dia 10 de setembro.


Um dos espaços projetados é a ‘Fazendinha’, um local educativo onde serão apresentados conceitos sobre a produção de hortas. Também foi preparado o ‘Espaço de Gastronomia Rural’, com dezenas de opções de quitutes e produtos orgânicos cultivados por produtores de pequeno porte.

Mini fazenda


 A Fazendinha foi montada próximo à Arena do Rodeio. O local é uma verdadeira escola agrícola e prática para crianças e adultos. Ali serão dadas diversas orientações para a produção correta de uma horta do estilo ‘Mandala’, uma espécie de plantação feita em círculos.


Além disso, os agentes da secretaria ensinarão diferenças entre tubérculos, furtas e legumes, mostrando as melhores formas de cultivo de cada um. Também serão ensinadas as formas de evitar a contaminação do solo e riscos de uso de agrotóxicos. “Além disso, teremos três estagiárias para ensinar os visitantes a fazer a higienização e armazenamento correto de diversos tipos de alimentos. É um algo que ensina aspectos sanitários, de agricultura e de pecuária. É um vasto conteúdo disponível para todos os visitantes”, explicou o diretor André França, diretor de agropecuária.


Apesar de ser aberto a todos, o trabalho tem foco na educação infantil. Nos dias letivos entre quinta (30) e a próxima quarta-feira (6), alunos de várias escolas municipais, de diferentes idades, vão visitar o espaço para aprender um pouco mais sobre o tema. No primeiro dia de visitação, mais de 10 escolas participaram da atividade. As crianças visitaram todos os estandes, conferiram apresentações teatrais, participaram de jogos interativos e assistiram vídeos educativos.

Durante o espetáculo teatral, Maria Fernanda Souza, de 7 anos, manteve olhos bem abertos e os ouvidos bem atentos ao conteúdo. "Entendi que não podemos comer muita coisa salgada, que faz mal. Já o suco de laranja faz bem e a gente pode tomar todo dia. A partir de hoje quero tomar suco todos os dias", relatou a pequena.



 A fazendinha com os mini animais fez sucesso. As crianças puderam conhecer de perto mini pôneis, bois e cabras, além de outros bichos. Para Pedro Henrique Gomes de Souza, de 10 anos, o dia foi divertido. "Nunca tinha visto uma lhama e hoje vi uma adulta e um bebê, achei muito legal. Gostei também do bode, que é todo branquinho", contou.

Outra atração disputada pelas crianças foi o 'Projeto Buriti'. Aos poucos, os pequenos entravam na tenda para assistir vídeos sobre o consumo consciente da água e participaram de brincadeiras interativas. Laís Larcerda Malta, de 7 anos, garante que vai ensinar para a família tudo o que aprendeu. "Descobrimos como cuidar da água e da natureza. Preservar a água é mais fácil se você desligar as torneiras e regar as plantas nos horários certos", afirmou a estudante.



Espaço Gastronômico


O projeto será instalado no setor central do Camaru e executado pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos em parceria com a Emater. No estande, produtores rurais de pequeno porte e agricultores familiares vão expor dois tipos de produtos. O primeiro segmento é de agroindústria, que engloba vegetais orgânicos e outros tipos de iguarias, como doce de leite e queijo.


Além disso, um amplo cardápio com dezenas de opções gastronômicas de diversas espécies serão disponibilizadas para venda. Haverá pratos salgados, como galinhada e estrogonofe, e sobremesas, como açaís, tortas e sorvetes. Os pratos foram desenvolvidos pelos produtores que já expõem seus produtos na tradicional Feira de Produtos Rurais da cidade.

A coordenadora de inspeção de agroindústria do município, Adélia Rodrigues Guimarães, explica que em cada barraca montada haverá um tipo de produto diferente, garantindo a pluralidade de opções. “Todas as escolhas foram acompanhadas por nossas nutricionistas, pois padronizamos a qualidade e a manipulação correta desses alimentos”, explicou.

30/08/2017
Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado