Na cidade sem Meu Carro é realizado em Uberlândia

Ação busca melhoria da mobilidade urbana e do bem-estar, além da proteção do meio ambiente
Foto: Araípedes Luz – Secom PMU
Com o intuito de sensibilizar a população sobre os problemas causados pelo uso concentrado dos automóveis nas ruas e avenidas da cidade, a Prefeitura de Uberlândia promoveu mais uma edição da Jornada Internacional Na cidade sem meu carro. O trabalho aconteceu nesta sexta-feira (22), durante a manhã e a tarde. A proposta é estimular a utilização de meios alternativos de mobilidade (transporte público, em bicicleta ou a pé, por exemplo) não apenas no 22 de setembro, mas em outros dias.


De acordo com o assessor de operações de tráfego da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), capitão Maurílio Terra, a ação visou atingir o máximo de pessoas possíveis, desde motoristas a crianças. “Pelo resultado e comentários que obtivemos dos participantes, foi excelente e muito proveitoso. Atitudes assim fazem a diferença no trânsito”, explicou. 


            O trabalho consiste na atuação de agentes nos cruzamentos da região central, ao longo das avenidas Floriano Peixoto e Afonso Pena, para mobilizar a população. Faixas foram estendidas nos semáforos e os condutores receberam materiais informativos sobre a campanha, além de saber a importância de promover a mobilidade urbana com responsabilidade ao meio ambiente e a favor da qualidade de vida.

A jornada faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito realizada pela Settran em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A primeira edição da campanha Na cidade sem meu carro foi em 1997, na Europa. Em 2001, cidades brasileiras também adotaram a jornada que, desde então, vem sendo celebrada anualmente.

Transitolândia e Blitz Educativa

            No sábado (23) e domingo (24), das 10h às 17h, as ações da Semana Nacional de Trânsito serão focadas na Transitolândia. O espaço é destinado à educação para o trânsito do público infantil, onde crianças passeiam em bicicletas por uma mini cidade sinalizada horizontal e verticalmente. Orientadas por agentes, as crianças aprendem sobre o respeito aos usuários nas vias, como se comportar ao se deparar com semáforos, faixas de pedestres e paradas obrigatórias.

Já na segunda-feira (25), das 8h às 17h, a Settran vai promover blitzes educativas direcionadas aos motociclistas, pois são considerados condutores mais expostos aos perigos do trânsito. A abordagem vai priorizar a conscientização com esclarecimentos e distribuição de material.


22/09/17
Fillipe Alves e Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas