Na cidade sem Meu Carro é realizado em Uberlândia

Ação busca melhoria da mobilidade urbana e do bem-estar, além da proteção do meio ambiente
Foto: Araípedes Luz – Secom PMU
Com o intuito de sensibilizar a população sobre os problemas causados pelo uso concentrado dos automóveis nas ruas e avenidas da cidade, a Prefeitura de Uberlândia promoveu mais uma edição da Jornada Internacional Na cidade sem meu carro. O trabalho aconteceu nesta sexta-feira (22), durante a manhã e a tarde. A proposta é estimular a utilização de meios alternativos de mobilidade (transporte público, em bicicleta ou a pé, por exemplo) não apenas no 22 de setembro, mas em outros dias.


De acordo com o assessor de operações de tráfego da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), capitão Maurílio Terra, a ação visou atingir o máximo de pessoas possíveis, desde motoristas a crianças. “Pelo resultado e comentários que obtivemos dos participantes, foi excelente e muito proveitoso. Atitudes assim fazem a diferença no trânsito”, explicou. 


            O trabalho consiste na atuação de agentes nos cruzamentos da região central, ao longo das avenidas Floriano Peixoto e Afonso Pena, para mobilizar a população. Faixas foram estendidas nos semáforos e os condutores receberam materiais informativos sobre a campanha, além de saber a importância de promover a mobilidade urbana com responsabilidade ao meio ambiente e a favor da qualidade de vida.

A jornada faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito realizada pela Settran em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A primeira edição da campanha Na cidade sem meu carro foi em 1997, na Europa. Em 2001, cidades brasileiras também adotaram a jornada que, desde então, vem sendo celebrada anualmente.

Transitolândia e Blitz Educativa

            No sábado (23) e domingo (24), das 10h às 17h, as ações da Semana Nacional de Trânsito serão focadas na Transitolândia. O espaço é destinado à educação para o trânsito do público infantil, onde crianças passeiam em bicicletas por uma mini cidade sinalizada horizontal e verticalmente. Orientadas por agentes, as crianças aprendem sobre o respeito aos usuários nas vias, como se comportar ao se deparar com semáforos, faixas de pedestres e paradas obrigatórias.

Já na segunda-feira (25), das 8h às 17h, a Settran vai promover blitzes educativas direcionadas aos motociclistas, pois são considerados condutores mais expostos aos perigos do trânsito. A abordagem vai priorizar a conscientização com esclarecimentos e distribuição de material.


22/09/17
Fillipe Alves e Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado