Dia Nacional do Turismo é comemorado e incentivado pelo SindTur na região
O TURISMO GASTRONÔMICO, CULTURAL, ECOLÓGICO E RELIGIOSO É DESTAQUE NAS MUITAS MINAS GERAIS.
Do ponto de vista dos visitantes, considera-se turismo as atividades realizadas por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras.

As viagens e estadas dos turistas devem gerar movimentação econômica, trabalho, emprego, renda e receitas públicas, constituindo-se instrumento de desenvolvimento econômico e social, promoção e diversidade cultural e preservação da biodiversidade, esclarece o Superintendente Regional do SindTur, Cláudio de Almeida Fernandes.

A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais presentes nas mais de 70 cidades por nós representadas, disse Gilmar Antônio Pomponi, Presidente do SindTur.
A data ainda lembra a importância de conhecer e respeitar as leis de cada localidade e cultura antes de viajar como turista complementa o Ph.D em Business Administration, Cláudio Fernandes.
De acordo com o executivo Cláudio Fernandes, o Turismo hoje passa por transformação quanto às localidades a serem frequentados, onde os destinos turísticos não tradicionais estão recebendo cada vez mais turistas; e nossa região é uma delas, com vários pontos turísticos importantes, oferecendo muito lazer, entretenimento, diversão, história e conhecimento aos frequentadores em período de descanso e férias.

Dentre esses destinos turísticos destacamos no Triângulo Mineiro a cidade de Uberlândia, a maior e mais importante do interior do País e segunda maior cidade do Estado de Minas Gerais com vários locais para visitação tais como Igrejas como Divino Espírito Santo do Cerrado, Teatro Municipal, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Museu e Oficina Municipal, festas típicas, além de cachoeiras como Sucupira, Dos Namorados e Bom Jardim; e os rios, lagos e represas de hidroelétricas como a de Miranda, por exemplo, entre outras.
Ainda nessa região temos a cidade de Araguari, com o Palácio dos Ferroviários onde está instalada a Prefeitura Municipal, como também as Paróquias, Centro Histórico, cachoeiras, entre outras.
A cidade de Araxá é um grande destino turístico a ser conhecido na região do Alto Paranaíba, com destaque para o turismo histórico, os hotéis e termas, museu, teatro municipal e palácio. No Noroeste do estado mineiro, destaca-se o município de Vazante com suas belezas naturais como a Gruta da   Lapa Nova a Paróquia Nossa Senhora e Igreja Matriz, além do turismo gastronômico que pode ser encontrada nas Festas da Lapa, em maio e Festa de Carros de Boi, em julho. 
Ademais se pode encontrar e se encantar com as belezas de seu relevo com partes montanhosas e diversas cachoeiras no munícipio de Guarda-Mor; e mais adiante se tem Paracatu, com sua gastronomia e belezas naturais.
O SindTur irá propor um levantamento turístico na forma de inventário dessas potencialidades conjuntamente às prefeituras municipais das cidades representadas, demais entidades da sociedade civil organizada, e empresas e propriedades privadas interessadas, para que possamos traçar planos e desenvolver ações para o aproveitamento do turismo regional cada vez mais crescente, enfatiza Cláudio Fernandes, Superintendente do SindTur.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas