Apresentações de dança movimentam Virada Cultural em Uberlândia

Durante a programação o público poderá assistir apresentações de seis grupos de dança; evento é completamente gratuito
A dança é tida como uma, entre as várias formas de expressar os sentimentos por meio de passos, movimentos e gingados. Os visitantes que comparecerem á 2ª edição da Virada Cultural de Uberlândia poderão conferir de perto o trabalho realizado por diversos artistas e companhias de dança da região. Nesta quarta-feira (06), a apresentação ficará por conta do Studio de dança Passo de Art, a Escola de dança Leandro Theodoro e a Cia El Marouni. Já no feriado de 7 de setembro, a animação será com as apresentações do grupo de dança Cris Cabral, o grupo de Balaio de Chita e dos dançarinos do Sesc de Uberlândia, com a apresentação "Corpos e Dom Quixote". A Virada Cultural acontece a partir das 17h, no Teatro Municipal com entrada gratuita.

Durante os dois dias de programação os grupos de dança irão apresentar coreografias com o objetivo de atrair e envolver os visitantes da Virada Cultural.

Para a diretora executiva da Viva Marketing Eventos e Cultura, Antônia Nunes de Oliveira, quando as danças são realizadas de forma organizada, a apresentação prende a atenção do público e pode ser bastante impactante. “Nosso objetivo é proporcionar a interação com o público que vai estar presente durante o festival. Nessas apresentações, os grupos de danças se concentram em alguma parte do espaço e convida o público para participar. No ano passado aconteceu essa interação com o público e eles se mostraram bastante satisfeitos.”, concluiu.

Uma das apresentações esperadas pelo público será a do grupo de dança Balaio de Chita. O grupo está a seis anos levando animação por onde passa com os cerca de 25 integrantes que compõem o conjunto. Com passos precisos o rodado das longas saias, as dançarinas encantam o público com apresentações de Cacuriá, Ciranda, Coco, Jongo e Carimbo.

O grupo promete encantar o público com apresentações de canto e dança dos diversos ritmos populares brasileiros, como a ciranda dançada e cantada nas beiras do mar no Nordeste, a ciranda de Pernambuco, o cacuriá e o caroço do estado do Maranhão, o Jongo no Rio de Janeiro e São Paulo, o batuque de umbigada no interior paulista e tradicional a congada praticada no estado de Minas Gerais.

Para Fernanda Abreu, integrante do grupo, eles se intitulam como um grupo de pesquisa e práticas brasileiras, que recriam e reinventam suas danças. “Para o festival, estamos ensaiando a coreografia dinâmica. Estamos animados com a apresentação. O grupo inteiro está muito empolgado porque o festival dá visibilidade para nosso grupo, nascido em Uberlândia. Somos um grupo legitimamente mineiro, mas com todos os ritmos da cultura popular brasileira.”, finaliza.

A 2ª Virada Cultural de Uberlândia – Cultura em Movimento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura, com o patrocínio da Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alesbisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Fomento da Codemig e apoio do Colégio Nacional, Start Química, Provanza, Hospital Santa Clara, Center Shopping. Parceria, Sesc e Senac. Mais informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br



Programação:
Apresentações Grupos: Passo de Art, Escola de dança Leandro Theodoro, Cia EL Marouni
Data: 6 de setembro (quarta-feira)
Horário: A partir das 18h30

Apresentação grupos de dança Grupos: Corpos e Dom Quixote (Sesc), Balaio de Chita, Grupo de dança Cris Cabral
Data: 7 de setembro (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h30
s:
2ª edição da Virada Cultural - Cultura e Movimento em Uberlândia
Apresentação dos grupos de dança
Horário: A partir das 17h
Local: Teatro Municipal

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva