Apresentações de dança movimentam Virada Cultural em Uberlândia

Durante a programação o público poderá assistir apresentações de seis grupos de dança; evento é completamente gratuito
A dança é tida como uma, entre as várias formas de expressar os sentimentos por meio de passos, movimentos e gingados. Os visitantes que comparecerem á 2ª edição da Virada Cultural de Uberlândia poderão conferir de perto o trabalho realizado por diversos artistas e companhias de dança da região. Nesta quarta-feira (06), a apresentação ficará por conta do Studio de dança Passo de Art, a Escola de dança Leandro Theodoro e a Cia El Marouni. Já no feriado de 7 de setembro, a animação será com as apresentações do grupo de dança Cris Cabral, o grupo de Balaio de Chita e dos dançarinos do Sesc de Uberlândia, com a apresentação "Corpos e Dom Quixote". A Virada Cultural acontece a partir das 17h, no Teatro Municipal com entrada gratuita.

Durante os dois dias de programação os grupos de dança irão apresentar coreografias com o objetivo de atrair e envolver os visitantes da Virada Cultural.

Para a diretora executiva da Viva Marketing Eventos e Cultura, Antônia Nunes de Oliveira, quando as danças são realizadas de forma organizada, a apresentação prende a atenção do público e pode ser bastante impactante. “Nosso objetivo é proporcionar a interação com o público que vai estar presente durante o festival. Nessas apresentações, os grupos de danças se concentram em alguma parte do espaço e convida o público para participar. No ano passado aconteceu essa interação com o público e eles se mostraram bastante satisfeitos.”, concluiu.

Uma das apresentações esperadas pelo público será a do grupo de dança Balaio de Chita. O grupo está a seis anos levando animação por onde passa com os cerca de 25 integrantes que compõem o conjunto. Com passos precisos o rodado das longas saias, as dançarinas encantam o público com apresentações de Cacuriá, Ciranda, Coco, Jongo e Carimbo.

O grupo promete encantar o público com apresentações de canto e dança dos diversos ritmos populares brasileiros, como a ciranda dançada e cantada nas beiras do mar no Nordeste, a ciranda de Pernambuco, o cacuriá e o caroço do estado do Maranhão, o Jongo no Rio de Janeiro e São Paulo, o batuque de umbigada no interior paulista e tradicional a congada praticada no estado de Minas Gerais.

Para Fernanda Abreu, integrante do grupo, eles se intitulam como um grupo de pesquisa e práticas brasileiras, que recriam e reinventam suas danças. “Para o festival, estamos ensaiando a coreografia dinâmica. Estamos animados com a apresentação. O grupo inteiro está muito empolgado porque o festival dá visibilidade para nosso grupo, nascido em Uberlândia. Somos um grupo legitimamente mineiro, mas com todos os ritmos da cultura popular brasileira.”, finaliza.

A 2ª Virada Cultural de Uberlândia – Cultura em Movimento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura, com o patrocínio da Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alesbisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Fomento da Codemig e apoio do Colégio Nacional, Start Química, Provanza, Hospital Santa Clara, Center Shopping. Parceria, Sesc e Senac. Mais informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br



Programação:
Apresentações Grupos: Passo de Art, Escola de dança Leandro Theodoro, Cia EL Marouni
Data: 6 de setembro (quarta-feira)
Horário: A partir das 18h30

Apresentação grupos de dança Grupos: Corpos e Dom Quixote (Sesc), Balaio de Chita, Grupo de dança Cris Cabral
Data: 7 de setembro (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h30
s:
2ª edição da Virada Cultural - Cultura e Movimento em Uberlândia
Apresentação dos grupos de dança
Horário: A partir das 17h
Local: Teatro Municipal

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022