Estiagem prolongada deixa Uberlândia em estado de alerta

Ao economizar, população ajuda a diminuir o consumo per capta de água na cidade
 Nível do canal na ETA Sucupira está em 2,43 metros; o ideal é acima de 3 metros
COMUNICAÇÃO DMAE


Uberlândia completa hoje 107 dias sem chuva. Este período de seca prolongada coloca o município em estado de alerta e exige uma redução significativa de consumo para evitar um possível desabastecimento. De acordo com levantamentos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), no decorrer dos últimos anos, o uso per capta tem aumentado gradativamente na cidade. No mês de agosto, por exemplo, cada cidadão gastou em média 280 litros de água por dia, 95 litros a mais do que é o previsto pelo Trata Brasil, instituto que trabalha pelos avanços do saneamento básico e na proteção de recursos hídricos no país. A organização preconiza que um consumo de 185 litros/dia por pessoa é o suficiente.


Consumo consciente

Há três anos, quando o Brasil enfrentou uma das piores crises hídricas da história e os reservatórios ficaram extremamente comprometidos, a população precisou mudar os hábitos e economizar água. Um reflexo positivo foi visto nos índices de consumo e o equilíbrio foi mantido até o ano passado. Contudo, segundo responsáveis técnicos da área, uma mudança no comportamento fez com que o uso do recurso em Uberlândia sofresse um aumento considerável.

“Um ano após a crise hídrica, o consumo era de 216 litros/dia por habitante. Agora, temos um aumento de 30% no comparativo entre períodos, valor que daria para abastecer uma população de aproximadamente de 150 mil habitantes, tal qual a do município de Patos de Minas. Esse índice nos deixa em estado de atenção, porque tudo que está sendo produzido está sendo consumido e nossos reservatórios estão no limite da capacidade” disse Sérgio Vieira Attie, diretor-geral do Dmae.

Fatores que levaram ao aumento do consumo

O diretor-geral lembrou ainda que fatores climáticos (estiagem prolongada, altas temperaturas e baixa umidade do ar) são os principais fatores que têm levado ao alto consumo de água em Uberlândia. Attie explicou que o ideal para mudar esse panorama seria uma economia de 20% no uso até que se inicie o período chuvoso.

Em Uberlândia há duas fontes de abastecimento: o rio Uberabinha e o ribeirão Bom Jardim. A construção da terceira fonte de captação, Capim Branco, prevista para inaugurar sua 1ª etapa em 2019 e proporcionar abastecimento a 500 mil habitantes, vai reforçar o sistema. Mas apesar disso, a ordem é economizar. "Com a demanda alta, se continuarmos a retirar muita água do rio, poderemos comprometer o manancial. Temos que ser responsáveis com as nossas nascentes e com a própria vazão do rio”, salientou.

Ações permanentes

            O diretor-geral do Dmae aproveitou para esclarecer que nenhum local está sem água na cidade. Contudo os bairros mais altos podem sofrer desabastecimento, já que a água chega, mas não tem pressão suficiente para ir para as casas. “Este é um problema que acomete o bairro Morada Nova nesta época da seca, por exemplo. Por isso, finalizamos no último fim de semana uma intervenção no sistema para melhorar o abastecimento dos bairros daquela região (Morada Nova, Chácaras Panorama, Jardim Vica, São Bento, Jardim Célia, Rancho Alegre e adjacências)”, contou Sérgio Attie.

Ele explicou que o trabalho realizado contemplou a interligação da adutora Pequis na rede do Morada Nova, conferindo maior pressão e vazão para a região. “Estamos monitorando e sabemos que a obra já teve resultado positivo”, mencionou.

Como economizar e ajudar os mananciais

Se o estado é de alerta, medidas simples podem colaborar com consumo consciente da água. Confira algumas abaixo:

- reduzir o tempo no banho;
- fechar a torneira enquanto se escova os dentes;
- escovar e ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e lavar os utensílios;
- Não deixar alimentos descongelando sob a água corrente: programe-se para retirar o alimento do congelador com antecedência para que possa descongelar naturalmente;
- corrigir vazamentos dentro de casa;
- abolir mangueira para limpar calçadas;
- reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro;
- esperar juntar uma boa quantidade de roupa suja antes de encher a máquina de água.

Fique por dentro!

- Cerca de 280 mil unidades recebem água tratada em Uberlândia

ETA Bom Jardim:
- Produz 123 milhões/litros por dia, o que corresponde a 1.400 de litros/seg
- Neste período a produção está na capacidade total: 1.700 de litros/seg

ETA Sucupira:
- Produz 107 milhões/litros por dia, o que corresponde a 1.200 litros/seg
- Neste período a produção está na capacidade total: 1.380 de litros/seg.




Roberta Guimarães
robertaguimaraes@uberlandia.mg.gov.br
04/09/2017

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas