Santa Genoveva conscientiza sobre a Semana do Idoso

Geriatra do Santa Genoveva, Marcos Alvinair Gomes
Hospital celebra avanços na saúde com tratamentos multidisciplinar
Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, o Hospital Santa Genoveva comemora a semana do idoso, momento que será de conscientização para todos que freqüentarem o local. Segundo dados da ONU – Organização das Nações Unidas, a população idosa não para de aumentar. Só no Brasil, existem cerca de 15 milhões de idosos e, em 20 anos, esse número tende a dobrar.


A ONU estima que até 2050 o número de idosos será maior que o número de pessoas com 15 anos, nos países mais desenvolvidos. Além disso, a expectativa de vida também aumentará nesses locais, saltará de 75 anos para mais ou menos 90.

Trazer essa reflexão às pessoas que frequentam o Hospital Santa Genoveva é de extrema importância, uma vez que é uma ação preventiva no que tange à qualidade de vida.

Para o geriatra do Santa Genoveva, Marcos Alvinair Gomes, a terceira idade se caracteriza por uma conjunção complexa de vivências anteriores, positivas e negativas, que nos oferece a possibilidade da maturidade com sabedoria e uma independência de podermos escolher o que, quando e com quem.  “Para podermos usufruir dessa suposta autonomia é importante que façamos investimentos permanentes nos cuidados com nosso corpo e com nossa mente. Um controle adequado dos hábitos como alimentação, atividade física, sono adequado, combate aos vícios como tabagismo e alcoolismo, controle de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, artrose, osteoporose entre outras, nos favorecerá a manutenção de uma melhor autonomia nas atividades de vida diária”, disse.

Segundo o médico, as doenças mais comuns aos idosos são as doenças psicossomáticas e as doenças crônico-degenerativas. “As mais citadas são a depressão e a ansiedade na esfera psicológica e as doenças cardiocirculatórias, as artroses, a osteoporose e os cânceres em geral. As infecções como a broncopneumonia e as infecções do trato urinário são freqüentes nas causas de mortalidade nessa faixa etária”.      

Alvinair ainda afirma que os novos conhecimentos sobre os mecanismos fisiopatológicos do envelhecimento têm possibilitado interferir desde as idades mais jovens na forma e na velocidade em que ocorrem os fenômenos de degeneração celular. “Assim, podemos aperfeiçoar o controle de tendências genéticas à obstrução dos vasos sanguíneos a partir de hábitos saudáveis aplicáveis já na infância. Podemos minimizar a indução ao surgimento de células cancerosas interferindo na exposição a fatores promotores do câncer, como os raios ultravioletas ou o abuso de reposição hormonal. Podemos efetuar a prevenção do câncer nos grupos de risco como famílias com alta prevalência de câncer de mama, próstata ou intestino, dentre outras. Para os pacientes já adoentados a medicina atual provê recursos curativos e/ou paliativos, favorecendo em nível terciário a manutenção da vida mesmo em situações críticas como nos casos de isquemia coronariana, isquemia cerebral ou doenças malignas em geral”, finaliza.



O Hospital

O Santa Genoveva possui um departamento de geriatria e gerontologia composto por dois geriatras titulados com grande experiência no tratamento dos idosos, tanto na prevenção, como na abordagem das principais síndromes clínicas que afetam a terceira idade. Além disso, possui equipe multidisciplinar nas áreas de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem diferenciada e apoio paralelo de cuidados intensivos, cirurgia e oncologia.                          



Ana Carolina Amorim
redacao@prelocomunicacao.com.br
(34) 3255-1415 / (34) 9 9922-9868

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos