Uberlândia comemora 129 anos com legado de pioneirismo e visão de futuro

Atual gestão tem como desafio retomar os atributos que tornaram a cidade referência no país e buscar caminhos para o desenvolvimento sustentável

 Cleiton Borges - Secom/PMU
Quais as características e adjetivos definiriam Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais e uma das maiores do interior do Brasil? Com tantas qualidades adquiridas ao longo de 129 anos, idade que o município completa nesta quinta-feira (31), muitos podem concordar que a resposta mais adequada para a pergunta estaria embasada em duas qualificações: diversidade e pioneirismo. A história da cidade fundada em 1888 é permeada por casos de inovação e de atitudes visionárias que, ao longo do tempo, transformaram o município em um polo do Triângulo Mineiro, com influência no Sudeste do Estado de Goiás e Noroeste do Estado de São Paulo e também referência para todo o país.

Diante deste legado, a atual gestão da Prefeitura de Uberlândia, pela terceira vez sob a liderança do prefeito Odelmo Leão, tem como missão e desafio fazer com que a cidade mantenha os atributos que a tornaram referência e, paralelamente, buscar novos caminhos para garantir mais desenvolvimento e mais qualidade de vida à população. Para que isto seja possível, no início deste ano, um passo importante foi dado com a implantação do programa ‘Gestão Total’, que tem ênfase na aplicação responsável e equilibrada do orçamento público.

“Com muita responsabilidade, estamos focados nas áreas prioritárias como saúde, educação e desenvolvimento social para que possamos recuperar a qualidade dos serviços prestados, retomar a eficiência e credibilidade da administração pública, bem como a valorização dos nossos servidores. Aliado a isso, temos buscado soluções modernas e inovadoras para garantir o melhor para nossa Uberlândia”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Informatização

As soluções já começaram a ser desenhadas. Uma delas, por exemplo, se refere ao processo de informatização ao qual passam serviços da Administração Municipal em 2017. Tudo com intuito de conferir mais comodidade à comunidade, simplificar processos e garantir transparência à gestão. O primeiro serviço disponibilizado foi o atendimento online da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia. Desde maio, os consumidores já podem dar entrada pela internet com reclamações relacionadas a assuntos financeiros mediante os formulários disponíveis no portal da prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br).

Outra novidade lançada também em maio é o agendamento online para o setor de protocolo da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan). A ferramenta garante, na prática, que aqueles que precisam requerer algum processo - como o pedido de alvará de funcionamento ou de construção, por exemplo – não enfrentem mais filas. No antigo modelo, por ordem de chegada, a espera por atendimento poderia chegar a horas. Agora, com o agendamento, ocorre em um prazo que varia entre 10 e 30 minutos, contando a chegada e a saída do setor. Serviço que também poder ser requerido pela internet desde junho é a emissão da Nota Fiscal de Serviços Avulsa (NFS-a). Pessoas físicas que atuam como autônomos ou pessoas jurídicas não estabelecidas em Uberlândia - mas que prestam eventuais serviços na cidade - podem retirar o comprovante pelo portal.
Cleiton Borges - Secom/PMU

Inovação e internacionalização

As soluções pensadas pela atual gestão para o desenvolvimento da cidade também estão focadas no futuro. Tratam-se dos projetos de inovação e internacionalização propostos mediante a estruturação de um novo modelo de trabalho e fomento por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit). A secretaria passou a contar, por exemplo, com uma Diretoria de Promoção de Investimentos composta por um Núcleo de Novos Negócios e Assuntos Internacionais. Algo com intuito de incentivar a paradiplomacia e incrementar a exportação da cidade, bem como atrair investimentos estrangeiros.

O primeiro resultado concreto para tornar realidade a vocação da cidade em ser global foi conquistada no mesmo de maio, quando o município foi alçado à vice-presidência da região Sudeste do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari), posto anteriormente ocupado pelo Rio de Janeiro. Ao participar de forma ativa no Fonari, que reúne 25 cidades brasileiras e é responsável pela promoção do intercâmbio de experiências no Brasil e no mundo, a cidade passa a conhecer diretamente as oportunidades de cooperação internacional.

A criação de uma Diretoria de Inovação, com núcleos de Cidade Inteligente e Humana e Ecossistemas de Inovação, é o segundo ponto da nova estruturação. A área foi planejada para coordenar e acompanhar a execução das políticas públicas relativas às áreas empreendedorismo, sobretudo, que estão ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para sustentar os trabalhos, uma pesquisa sobre o ecossistema de inovação da cidade foi lançado de forma inédita neste ano. Ferramenta que irá traçar a atual realidade da cidade e, a partir dele, criar políticas de divulgação e fomento da área.

Marcas da história

O destino diverso e pioneiro da cidade foi traçado a partir da construção e passagem da estrada de ferro Mogiana, ainda no século 19. A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro funcionou no município de 1895 a meados de 1997 e é apontada como precursora do desenvolvimento econômico e social local em função do transporte de cargas e passageiros. A ferrovia tornou a cidade um entreposto de referência no Brasil central. Situação que, entre as décadas de 30 e 40, possibilitou aos empreendedores aproveitarem a vantagem da posição estratégica para atuarem como atacadistas. Um movimento que culminou, nas décadas de 50 e 60, por dar a alcunha de ‘capital nacional da logística’ ao município que já abrigava os maiores atacadistas do Brasil e da América Latina.

Daniel Nunes - Secom/PMU
Com a impulsão econômica da cidade, a vida política dos cidadãos de Uberlândia se intensificou e os homens públicos alcançaram posições de destaque no Brasil, permitindo que buscassem meios de garantir melhorias e inovações para a cidade, de acordo com o que demandava a população. Essa maior representatividade e esforços propiciaram, por exemplo, a abertura de faculdades públicas (e posteriormente a criação da Universidade Federal de Uberlândia), a atração de um batalhão do Exército e a consolidação da passagem de rodovias federais pela localidade (reforçando a posição de eixo logístico). São três fatores preponderantes para que o município alcançasse, anos depois, o status de segunda maior economia do estado.

Atualmente, Uberlândia tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais (R$ 28,34 bilhões), com diversos setores contribuindo para a geração de riqueza e qualidade de vida. Prova disso é a medição de 2014 da Fundação João Pinheiro com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que R$ 15 bilhões - 53% do total do PIB - foram alcançados somente pelo segmento de serviços, sendo a área que mais contribui economicamente. O restante é majoritariamente referente aos trabalhos do setor de agropecuária e industrial.

Desenvolvimento em várias frentes

O desenvolvimento de Uberlândia foi possível graças à evolução simultânea de várias frentes e setores da cidade. A infraestrutura local, por exemplo, destaca-se pela localização geográfica central (com a passagem pelo trecho urbano das BRs 050, 365 e 452), a disponibilidade de energia elétrica (12 hidrelétricas só na bacia do rio Paranaíba), e a excelência dos serviços essenciais fornecidos pelo município, como água tratada e esgoto.

Devido a esta característica, em 2010, a cidade ganhou o Entreposto da Zona Franca de Manaus, consolidando o título de capital nacional da logística e possibilitando que se explorasse toda a vantagem de estar em uma localização estratégica – ao ter influência em um raio de 600 km, para mais de 82 milhões de consumidores. Essa posição também atrai e atraiu grandes indústrias para a cidade, como a Cargill, a Monsanto, a Souza Cruz e, mais recentemente, a Ambev.

Por outro lado, também aparece como diferencial a mão de obra qualificada existente para atuar nas diversas áreas da atividade econômica. Fruto do potencial universitário local, uma vez que o município construiu uma rede de ensino superior com mais de 20 instituições em operação. Todo este cenário propiciou, ao longo dos anos, um ecossistema de empresas abertas, bem como a atração de novos moradores, culminando na segunda maior população de Minas (669.672 mil habitantes, segundo última estimativa do IBGE).  Assim é que Uberlândia se define: uma fusão de oportunidades e investimentos responsáveis por traduzir uma geração de riqueza econômica, social e cultural diversificada.

Uberlândia como referência

Uma das preocupações de Uberlândia foi com a mobilidade urbana no intuito de atender às necessidades referentes à diversidade humana. Para isto, antes mesmo do prazo determinado pelo Decreto Federal nº 5.296/2004 - que estabelece a política nacional de acessibilidade e regulamenta as Leis Federais nº 10.098 e 40.098 -, Uberlândia já dispunha de um transporte coletivo 100% acessível e com políticas avançadas nesta temática.
A ação faz parte do projeto Uberlândia Integrada, idealizado ainda no primeiro mandato do prefeito (2005-2008), em que a Administração Pública estabelece um conjunto de ações de mobilidade para transformar o trânsito e o transporte público em toda a cidade. A iniciativa visa beneficiar a população que reside nas várias regiões de Uberlândia. Entre as obras do programa, estão ações em requalificação, drenagem, prolongamento, construção e a implantação de novos corredores de ônibus em vias da cidade, interligando as quatro áreas do município.

Uberlândia se tornou referência na saúde também. Em 2010, ganhou um dos mais modernos complexos hospitalares do Brasil. Espaço de atendimento e tratamento de qualidade, proporcionados por uma equipe multiprofissional e equipamentos de última geração, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro fica na região sul do município, em posição estratégica de fácil acesso. Isso facilita o transporte de pacientes e confere agilidade à prestação de serviços de internação e cirurgias.

Na Educação, Uberlândia se preocupou em igualmente sair na frente. Em 2007 e 2008, por exemplo, por duas vezes consecutivas, o município foi consagrado com o prêmio ‘Gestor Eficiente da Merenda Escolar’, da ONG Ação Fome Zero. A cidade concorreu com mais de mil cidades do País, estando sempre entre as 30 melhores, e garantindo o melhor desempenho na categoria Eficiência Nutricional.

Equilíbrio e bem-estar

O planejamento urbano de Uberlândia é um dos pontos cruciais que mantiveram o equilíbrio entre o crescimento da cidade e a qualidade de vida aos moradores. Com essa premissa, a cidade fornece a seus moradores oportunidades de trabalhar perto de casa. Um diagnóstico detalhado do município mostrou os benefícios de levar o desenvolvimento equilibrado, de forma a contemplar as quatro regiões da cidade.

Para descentralizar a ocupação das indústrias, outros espaços surgiram como alternativa ao Distrito Industrial Norte, por exemplo. Com o planejamento, foi possível consolidar a formação do Distrito Industrial Oeste, que engloba empresas como Ambev e Natura; o Centro Empresarial Leste, que agrega indústrias não poluentes e operadores logísticos, dentre eles o Entreposto da Zona Franca de Manaus; e o Polo Tecnológico, cujo projeto na região sul visa contemplar empresas de tecnologia, criação e desenvolvimento de softwares.

Para garantir este equilíbrio para uma cidade sustentável, outra preocupação percebida sobre a cidade está relacionada à coleta seletiva para dar destino adequado a resíduos descartáveis. Implantado em 2011 e ampliado permanentemente, a coleta atende 15 bairros com um caminhão para recolher materiais que podem ser reciclados e encaminhar a cooperativas e associações parceiras do setor. No caso de descarte de materiais maiores, como fogões, armários, sofás e colchões, os caminhões Cata-Treco desempenham o papel de recolhê-los. Resíduos de construção civil, podas de árvores e entulhos podem ser depositados pelos próprios moradores em sete locais estratégicos denominados EcoPontos. Esses itens também passam por triagem para o reaproveitamento pela comunidade. Iniciativas como essas fazem com que a cidade se mostre atenta à conservação ambiental e à sustentabilidade.

Pioneirismo


            O pioneirismo em Uberlândia pode ser verificado não só pela atuação da sociedade organizada, mas também pelos atos do poder público no passado com intuito de preservar a qualidade de vida dos moradores no presente e no futuro. São marcas de gestão eficiente que a atual administração municipal, sob liderança do prefeito Odelmo Leão, retoma para garantir que Uberlândia continue como cidade referência no país.

A cidade não mediu esforços para cuidar do saneamento básico e, hoje, é considerada a segunda do Brasil com o melhor tratamento de água e esgoto dentre as 100 maiores cidades do País, de acordo com estudo do Instituto Trata Brasil divulgado em fevereiro de 2017. No município, 100% das casas contam com água tratada e 97,23% com rede de esgoto. A cidade se mantem entre as 10 melhores posições no ranking nacional desta mesma pesquisa desde 2005.   


            Nesta área, pensando em continuar oferecendo o melhor serviço, ainda em 2012, durante o segundo mandato de Odelmo Leão (2009-2012), ficou garantida a construção do Sistema de Produtor de Água Potável Capim Branco, às margens do rio Araguari. A obra foi projetada na última gestão do prefeito Odelmo Leão e visa permitir, até 2019, o abastecimento de água para mais 500 mil habitantes. Ou seja, interligada às estações já existentes – Sucupira e Bom Jardim – garantirá abastecimento a 1,5 milhão de pessoas e também para indústrias e empresas que queiram atuar de forma sustentável na cidade.

 Uberlândia 129 anos
- 2º maior município de Minas Gerais- PIB de R$ 28,34 bilhões - segundo maior do Estado- 669 672 mil habitantes– Localizado em importante eixo logístico– Dispõe de porto seco– Maior centro atacadista distribuidor da América Latina– Uma dos maiores centros de P e D do país– Referência em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)– Agronegócio próspero e consolidado - Qualidade de vida– Tradição comercial– Infraestrutura– Biotecnologia– Medicina hightec- Mais de 20 instituições de ensino superior (uma universidade federal e um instituto federal)
Destaque nos setores: agroindústria, atacado distribuidor, biotecnologia, contact center, ensino superior, indústria química, logística, tecnologia, turismo de negócios.
Cidade que atrai investimentos por sua:-Localização estratégica;-Logística;-Infraestrutura urbana;-Economia diversificada;-Educação e conhecimento;-Infraestrutura consciente e sustentável;-Saneamento básico – água e esgoto 100% tratados.


30/08/17
Fernando Boente
fernandoboente@uberlandia.mg.gov.br
(34) 3239-2441

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas