Alunos da Futel conquistam medalhas em Campeonato Mineiro de Ginástica

Atletas da ginástica artística garantiram primeiros lugares gerais da competição

Foto: Comunicação/Futel
Quatro atletas do grupo de alto rendimento da ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) participaram no último fim de semana do Campeonato Mineiro de Ginástica Artística Infanto-Juvenil, em Belo Horizonte. Os atletas competiram em todos os aparelhos e o destaque foi para Gabriele Moraes, campeã geral mineira juvenil, e Bianca Almeida, vice-campeã geral mineira juvenil.
De acordo com o professor da Futel, Mário Sérgio, coordenador da modalidade, o clima era de expectativa e nervosismo, já que nos últimos três anos a equipe ficou fora da competição. “Participamos pela última vez no ano de 2013, mas depois disso enfrentamos a falta de incentivos para levar os atletas. Foi muito bom poder ver o ânimo deles e reforçar o potencial técnico de cada um. Todos conseguiram emplacar ótimas séries e tiveram resultados excelentes”, disse.

Resultados
A equipe de alto rendimento da Futel já coleciona vários troféus, que estão expostos no ginásio de treino, no campus Educação Física da UFU. Bianca Almeida e Gabriele Moraes, ambas de 14 anos, fizeram parte de muitas dessas conquistas. Esse foi o terceiro Campeonato Mineiro das atletas, veteranas do programa de Ginástica Artística da Futel. “Ficamos muito ansiosas, mas conseguimos dar o nosso melhor e voltar para casa com medalhas”, comentou Bianca. Eshylei Simão e Guilherme Vitório completaram o time e voltaram para casa com a quinta colocação geral pré-infantil feminino e masculino, respectivamente.
A escolinha
A ginástica artística da Futel funciona em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas são realizadas diariamente no ginásio “G4” do campus Educação Física. “Lá treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. As aulas são ministradas por quatro professores da Futel e o atendimento é para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos”, disse Silvio Soares, diretor geral da Futel.
Tanto na escolinha, quanto no alto rendimento, os alunos treinam solo, barras paralelas e assimétricas, salto, trave, argola e cavalo e os alunos são divididos por nível de conhecimento. Atualmente, 136 alunos são atendidos no projeto. As matriculas para a iniciação no esporte estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para o primeiro semestre de 2018.


Fique atento!

O que: Atletas e técnico da Ginástica Artística da Futel estarão à disposição para atender a imprensa hoje (04/09), às 14h, no G4 do campus Educação Física – UFU.



Maria Paula Martins
mp.futel@gmail.com

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva