FIEMG lança Plano “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”

Documento apresenta ações para quatro eixos estratégicos – infraestrutura e logística, meio ambiente, ambiência econômica e desenvolvimento social

O Sistema FIEMG lançou nesta quarta-feira, no dia 20/09, em Belo Horizonte, o Plano “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”.  O documento, desenvolvido em parceria pela FIEMG Regional Alto Paranaíba e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), apresenta uma agenda de ações e intervenções consideradas essenciais ao progresso de 43 municípios da região. O evento contou com a participação de lideranças regionais, dentre elas, os prefeitos: Carlos Alberto Recch (Arinos), Donizete Antônio dos Santos (Bonfinópolis de Minas), Jair Montagner (Chapada Gaúcha), Edgar José de Lima (Guarda-Mor e Presidente da AMNOR - Associação dos Municípios do Noroeste de Minas), Geraldo Magela Gomes (Natalândia) e Rutílio Eugênio Cavalcantti Filho (Urucuia).



O Plano é resultado do trabalho de campo realizado pelo Sistema FIEMG para se traçar o perfil de cada município e identificar as ações prioritárias para alavancar o desenvolvimento socioeconômico regional. O trabalho subdivide a região em três subáreas - identificadas como Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e Grande Sertão Veredas - para aumentar a efetividade das ações propostas. Todo o planejamento de ações foi classificado em quatro eixos: infraestrutura e logística, desenvolvimento econômico, meio ambiente e desenvolvimento social.

A gerente de projetos para indústria do IEL, Simone Porto, explicou o objetivo de cada eixo de trabalho. “O tópico de infraestrutura e logística está associado à construção de eixos logísticos integrados, aproveitando estradas existentes e propondo rotas alternativas com o objetivo de ligar os modais de transporte, reduzir os custos e aumentar a produtividade das rodovias,” analisou.

Adicionar legenda
Sobre meio ambiente e desenvolvimento econômico, ela pontuou que o intuito é promover ações para simplificar os processos de licenciamento ambiental e facilitar investimentos. “O foco será garantir a eficácia, objetividade e clareza na regulamentação para, assim, gerar segurança jurídica e fomentar a criação de novos investimentos na região”, disse.

Em desenvolvimento social, a representante do Sistema FIEMG, apontou necessidades em três temas prioritários – saúde, educação e segurança. Segundo ela, é imprescindível que seja erradicado o analfabetismo e haja melhora na qualidade da educação básica da região, assim como ocorra a facilitação de acesso às escolas para os estudantes da localidade. Outro ponto abordado são as propostas de democratização do acesso à saúde na região e programas de controle médico ocupacional e de segurança do trabalho.


O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, comentou o objetivo principal com o desenvolvimento do plano. "Queremos, sempre, a construção de condições sociais, econômicas e institucionais geradoras de um ambiente de negócios propício à realização de investimentos na região. Ela revela grande importância para a economia de Minas Gerais e reúne vocações e diferenciais competitivos que reafirmam a sua capacidade de crescer e de contribuir para o desenvolvimento do Brasil e do estado," disse.

Já o presidente da FIEMG Regional, João Batista Nunes Nogueira, destacou a importância do plano como fator norteador de ações propositivas para o Alto Paranaíba e Noroeste de MG. “O ‘Perspectivas’ é o resultado desse levantamento estratégico da região e tem a finalidade de propor uma agenda comum às lideranças em todas as esferas de atuação, de forma a se efetivar o desenvolvimento”, destacou.

O presidente da AMNOR e prefeito de Guarda-Mor, Edgar Lima, salientou a necessidade de se realizar os projetos apresentados nas propostas do Plano, para promover o desenvolvimento dos municípios em toda a região, especialmente, no Noroeste. Enfatizou que o Perspectivas apresenta ações prioritárias que, se concretizadas, vão proporcionar resultados positivos. 
Fotos de Sebastião Jacinto Júnior


Guilherme Pedrosa |  Analista
Imprensa
Sistema FIEMG 
Tel. (31) 3263-4385 | Cel. (31) 9 7574-4800 
gquintel@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

“O Sistema FIEMG não se responsabiliza por qualquer omissão ou falha, contida na mensagem, que possam surgir na transmissão da mesma ou prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo, sendo de responsabilidade de seu autor e não refletindo a opinião da empresa”.

"The FIEMG System is not responsible for any omission or failure contained in the message that may occur in the transmission of this content or losses from any change, being liable the author and not reflecting the opinion of the company.”

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva