Inscrições abertas para municípios interessados em receber assessoria técnica da Fundação João Pinheiro

DeFato online

Prestação do serviço é gratuita e realizada por alunos do curso de Administração Pública. Interessados têm até o dia 15 de setembro para se inscrever

O Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) da Fundação João Pinheiro (FJP) está com inscrições abertas para os municípios que desejam receber assessoria técnica em projetos de melhoria, gestão de processos, gestão de pessoas, gestão orçamentária e logística, entre outros tópicos.
Criado em 2016, o programa já atendeu 20 municípios mineiros de 11 diferentes Territórios de Desenvolvimento, em três edições.
Com a orientação de professores da Escola de Governo da FJP, os alunos do curso de Administração Pública selecionados participam durante o semestre de reuniões preparatórias, estudam as demandas encaminhadas pelas prefeituras e elaboram um diagnóstico da situação local.

Durante as férias escolares, dois deles permanecem no município por um período de quatro semanas, onde têm a oportunidade de vivenciar a rotina da gestão para verificar, na prática, como a aplicação do que aprendem em sala de aula pode contribuir para o seu aprimoramento.
De acordo com o gerente de Extensão e Relacionais Institucionais da Escola de Governo, Mauro César da Silveira, a Fundação João Pinheiro, ao criar um projeto que envia os estudantes para trabalharem junto à gestão municipal, tanto contribui para a formação social dos estudantes e futuros servidores públicos quanto cumpre a missão da instituição e o objetivo do Governo de Minas Gerais de fortalecer as administrações locais.
“Estamos fazendo uma avaliação das três edições já realizadas e a perspectiva é de que os objetivos estejam aos poucos se concretizando. Os alunos que participaram desta imersão consideram que a experiência os estimulou a pensar em soluções e propostas diante das dificuldades e problemas da administração pública local, possibilitando a eles perceber realidades sociais diversas”, destaca.
Atividades
Nos municípios que já receberam o Prinagem, os alunos, entre outras aplicações, atuaram:
- na organização do setor de recursos humanos, realizando contagem de férias atrasadas dos servidores e pesquisas de clima organizacional;
- no levantamento de demandas das unidades básicas de saúde e de hospitais;
- na estruturação dos sites das prefeituras, buscando colaborar para uma administração transparente;
- no acompanhamento e sugestão de boas práticas nos setores de licitação e compras;
- e deram suporte para elaboração de diagnósticos para o Plano Plurianual, no processo de regularização fundiária urbana e no processo de cadastramento de famílias junto à assistência social do município.
A Fundação João Pinheiro, além do apoio à administração municipal, arca com o seguro de vida dos alunos. Já às prefeituras cabe garantir o transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes.
A próxima edição do Prinagem será realizada de 8 a 31 de janeiro de 2018 e as prefeituras interessadas têm até o dia 15 de setembro de 2017 para se inscreverem junto à Gerência de Extensão e Relações Institucionais da Escola de Governo da FJP, por meio dos e-mails agnez.saraiva@fjp.mg.gov.br ou roberto.souza@fjp.mg.gov.br.
_
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3448-9594
Assessoria de Comunicação da FJP
Telefone: (31) 3448-9706 / 9588 / 9561
_
Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva