Caravana de Prevenção às Drogas atende escolas públicas e particulares

Projeto da Prefeitura de Uberlândia conscientiza sobre perigos das drogas e do álcool

 As escolas estaduais e particulares de Uberlândia também podem receber a Caravana de Prevenção às Drogas, projeto da Prefeitura de Uberlândia que alerta os estudantes sobre os perigos do uso das drogas e do álcool. Os trabalhos são realizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil e devem ser solicitados pelo telefone 3239.2736 ou pelo e-mail diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br. Na próxima terça (5) e quarta-feira (6) a Caravana estará na Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes, localizada na Fazenda São José, KM 26, BR 497.

            A Caravana de Prevenção às Drogas funciona em formato itinerante e foi criada no ano de 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. Ela envolve as comunidades escolares em atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e conversas interativas e leves. O foco principal é a prática de hábitos saudáveis visando melhor qualidade de vida e boas perspectivas de futuro. As ações também contribuem para potencializar a proteção e minimizar os riscos ao uso e abuso de drogas e álcool Alia-se ainda uma reflexão sobre projetos de vida, diminuindo a vulnerabilidade dos participantes das atividades.
            Quando uma escola é visitada pela Caravana, a equipe da Secretaria de Prevenção às Drogas se informa sobre o perfil dos alunos e até mesmo a estrutura física da unidade. Isso tudo para adequar os trabalhos e ter um melhor aproveitamento do conteúdo apresentado.

Os projetos da Caravana

- Papo Legal – Uma proposta diferenciada no que se refere à prevenção, superando as palestras de caráter repressivo e proibitivo, geralmente utilizadas. O Papo Legal realiza diálogos pontuais nas escolas, instituições e empresas que atendem crianças, adolescentes e jovens. São interações realizadas de forma descontraida, informal e interativa, com metodologias e linguagens atrativas.
- Oficina de Grafite – Momento quando artistas grafiteiros demonstram a beleza e a importância da arte do grafite e conscientizam os estudantes sobre a importância de levar uma vida dedicada aos estudos e aos esportes, longe das drogas e do álcool.
- Oficina de Dança de Rua – Uma experiência com apresentações de dança feitas por artistas do segmento. As atividades servem para despertar o gosto pela arte e integrar socialmente o público e os dançarinos.
- Teatro – Proporciona momentos de reflexão ao utilizar temas que destacam os aspectos positivos referentes às diversidades e os limites individuais ou coletivos.
            - Oficina de Rimas – Trabalha a expressão da musicalidade urbana e contemporânea com a metodologia de rimas, também criadas pelo público. Desta forma, os participantes debatem e expressam temas do cotidiano e ainda recebem informações qualificadas sobre os malefícios causados pelo uso do álcool e das drogas, além de assuntos voltados para educação, meio ambiente e língua portuguesa. O projeto também contempla a capacitação dos educadores para serem multiplicadores das ações.

1º/09/17
Marden Rangel

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado