Caravana de Prevenção às Drogas atende escolas públicas e particulares

Projeto da Prefeitura de Uberlândia conscientiza sobre perigos das drogas e do álcool

 As escolas estaduais e particulares de Uberlândia também podem receber a Caravana de Prevenção às Drogas, projeto da Prefeitura de Uberlândia que alerta os estudantes sobre os perigos do uso das drogas e do álcool. Os trabalhos são realizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil e devem ser solicitados pelo telefone 3239.2736 ou pelo e-mail diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br. Na próxima terça (5) e quarta-feira (6) a Caravana estará na Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes, localizada na Fazenda São José, KM 26, BR 497.

            A Caravana de Prevenção às Drogas funciona em formato itinerante e foi criada no ano de 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. Ela envolve as comunidades escolares em atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e conversas interativas e leves. O foco principal é a prática de hábitos saudáveis visando melhor qualidade de vida e boas perspectivas de futuro. As ações também contribuem para potencializar a proteção e minimizar os riscos ao uso e abuso de drogas e álcool Alia-se ainda uma reflexão sobre projetos de vida, diminuindo a vulnerabilidade dos participantes das atividades.
            Quando uma escola é visitada pela Caravana, a equipe da Secretaria de Prevenção às Drogas se informa sobre o perfil dos alunos e até mesmo a estrutura física da unidade. Isso tudo para adequar os trabalhos e ter um melhor aproveitamento do conteúdo apresentado.

Os projetos da Caravana

- Papo Legal – Uma proposta diferenciada no que se refere à prevenção, superando as palestras de caráter repressivo e proibitivo, geralmente utilizadas. O Papo Legal realiza diálogos pontuais nas escolas, instituições e empresas que atendem crianças, adolescentes e jovens. São interações realizadas de forma descontraida, informal e interativa, com metodologias e linguagens atrativas.
- Oficina de Grafite – Momento quando artistas grafiteiros demonstram a beleza e a importância da arte do grafite e conscientizam os estudantes sobre a importância de levar uma vida dedicada aos estudos e aos esportes, longe das drogas e do álcool.
- Oficina de Dança de Rua – Uma experiência com apresentações de dança feitas por artistas do segmento. As atividades servem para despertar o gosto pela arte e integrar socialmente o público e os dançarinos.
- Teatro – Proporciona momentos de reflexão ao utilizar temas que destacam os aspectos positivos referentes às diversidades e os limites individuais ou coletivos.
            - Oficina de Rimas – Trabalha a expressão da musicalidade urbana e contemporânea com a metodologia de rimas, também criadas pelo público. Desta forma, os participantes debatem e expressam temas do cotidiano e ainda recebem informações qualificadas sobre os malefícios causados pelo uso do álcool e das drogas, além de assuntos voltados para educação, meio ambiente e língua portuguesa. O projeto também contempla a capacitação dos educadores para serem multiplicadores das ações.

1º/09/17
Marden Rangel

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas