Encontro de Contadores com Empresários aborda Alterações no Simples Nacional

Palestrante orientou participantes para as decisões para o negócio
 As alterações no Simples Nacional e os impactos para os negócios foram a tônica do Encontro de Contadores com Empresários Mineiros, realizado, recentemente, pelo Sistema FIEMG, pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), pelo Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Alto Paranaíba) e pelo Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico). O evento contou ainda com a parceria da FECON (Federação dos Contadores), do CRC MG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), do SindCont (Sindicato dos Contabilistas de Patos de Minas e do Sebrae.



A palestra foi ministrada pelo mestre em Administração, contador Adilson Torres. Ele apresentou as alterações que aconteceram na legislação do Simples Nacional, que já entraram em vigor e as que começam a ser cobradas a partir de 2018. Segundo ele, aconteceram alterações nas tabelas e em fórmulas de cálculo. “Dependendo do enquadramento da empresa, poderá haver um aumento no valor a ser pago e, por isso, é importante que o empresário esteja sempre atualizado quanto a estas alterações para a tomada de decisão. É fundamental que o contador, também, avalie, junto ao proprietário da empresa, a melhor alternativa de enquadramento com menor encargo tributário”, orientou. De acordo com ele, o contador é estratégico dentro do negócio e tem que entender os processos dentro da empresa para que ele possa auxiliar o empresário.

Ele falou ainda sobre as figuras do Investidor Anjo (forma de captação de recursos) e da Empresa Simples de Crédito, além de cuidados referentes à fiscalização por parte da Receita Federal e com relação à forma de remuneração do empresário, seja por Pró-Labore ou Lucro Distribuído.



O presidente do Sinduscon, José Carlos Borges dos Reis destacou que a importância dos conhecimentos transmitidos fundamentais para a sustentabilidade dos negócios. “A atuação dos contadores é imprescindível para que o empresário consiga cumprir suas obrigações tributárias, dentro da legalidade, pagando o menor valor, considerando-se o atual cenário econômico”, acrescentou.

O diretor financeiro do SindCont, Antônio Jacinto Rosa Severino e o conselheiro do CRC, Nelson Canedo de Magalhães enfatizaram a necessidade de constantes atualizações por parte dos profissionais, para que consigam atender os empresários dentro dos prazos e compromissos estabelecidos pelas diversas legislações. Eles repassaram que há uma agenda de eventos já prevista até o fim do ano para a atualização profissional.




Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação 
FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG
Tel.: 55 (34) 3823-3999

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado