Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico da Região: Plano será lançado em BH

Evento reunirá lideranças da região e autoridades estaduais e federais



Lideranças do Alto Paranaíba e Noroeste estarão em Belo Horizonte, no dia 20 de setembro, às 14h, na sede do Sistema FIEMG, na Avenida Contorno, 4456, para o lançamento do Plano Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. Comitivas de autoridades públicas e empresariais partirão das cidades de Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu e Arinos. O evento é uma realização do Sistema FIEMG, da FIEMG Regional Alto Paranaíba e do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e terá a participação do presidente do Sistema, Olavo Machado Junior, de prefeitos da nossa região e de lideranças empresariais e de classe em representação aos 43 municípios da área de abrangência da Regional Alto Paranaíba.

O objetivo do plano foi identificar as ações prioritárias para se promover a geração de emprego e renda, de forma a alavancar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da área de abrangência da Regional, que irão repercutir no desenvolvimento do estado. O plano propõe diretrizes para a correção de carências de infraestrutura, das aplicações da legislação ambiental, dos gargalos da ambiência econômica e de desenvolvimento social.

Durante a elaboração do Plano, foram analisadas mais de 40 mil rotas de produtos diversos e identificadas cerca de 350 obras necessárias, no entanto, o plano contempla aquelas obras cuja conclusão trarão resultados mais efetivos, em quatro eixos: Infraestrutura e Logística, Meio Ambiente, Ambiência Econômica e Desenvolvimento Social.

No eixo infraestrutura e logística, são identificadas as obras prioritárias em pavimentação de estradas, construção de pontes e ações de melhorias em ferrovias e aeroportos. No eixo do Meio Ambiente, ressaltou a necessidade de promover a simplificação dos processos de regularização ambiental, com destaque para a clareza e padronização de conceitos e normas e para a necessidade de um órgão ambiental forte, bem estruturado e com um quadro funcional atualizado sobre as inovações técnico-científicas.

O eixo do ambiente econômico apontou o alto potencial da região para a produção de energia renováveis como a solar, a do gás natural e de biomassa. Destacou, também, que a economia está baseada na agropecuária. Com base no levantamento, foi possível estabelecer estratégicas específicas para cada regionalidade, com a apresentação de propostas distintas para promover o desenvolvimento socioeconômico.

Na área do Desenvolvimento Social, as propostas são: erradicar o analfabetismo e melhorar a qualidade da Educação Básica; promover a educação no campo e investir no transporte escolar. Na saúde, foram sugeridas: integrar a rede de urgência e emergência regional; descentralizar a oferta de serviços e equipamentos de saúde e adotar medidas de apoio aos usuários e de prevenção do uso de drogas. No eixo segurança, são propostos: ampliar os recursos públicos destinados à segurança; difundir sistemas digitais de segurança pública e propor estratégias de Vigilância Solidária.



FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG
Tel.: 55 (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas