Vacinação antirrábica na zona urbana começa neste final de semana

Etapa vai até dia 30 de setembro e estimativa do CCZ é vacinar 60 mil cães e gatos até o final da ação
Começa, a partir do dia 23 de setembro, a etapa urbana da 33ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos em Uberlândia. A ação teve início na zona rural, com sete equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrendo propriedades, fazendas e chácaras do município, onde foram imunizados mais de 12 mil animais contra a raiva.
 Nesta segunda fase, a estimativa é vacinar 60 mil cães e gatos. Nos sete dias de campanha, cidadãos podem levar seus bichinhos a um dos 31 pontos fixos oumais de 200 postos itinerantes, sempre das 8h às 16h. Os pontos de vacinação foram mapeados para atender a todos os setores da cidade.

A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade, dá algumas dicas para que a imunização dos animais seja feita com segurança. “É importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras e, para animais de grande porte ou agressivos, é essencial o uso de focinheirasOs gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. É uma maneira de manter a segurança dos donos dos animais e dos vacinadores”, explicou. A coordenadora ressaltou que não precisa levar o cartão de vacina. Será entregue aos proprietários um comprovante da imunização que poderá ser anexado ao cartão.

O que é a raiva e como funciona a imunização

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lílian Vieira de Andrade, o animal que não puder receber a dose agora basta o proprietário procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

A raiva é uma doença de origem animal, perigosa para os humanos. Os cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular, pois é causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central.

Por se tratar de uma doença que não tem cura, a morte do animal acontece, em média, de cinco até sete dias após as manifestações dos sintomas. A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções dos animais contaminados.

Trabalho não para!

O trabalho do Programa de Controle da Raiva é contínuo e tem 100% de acompanhamento. Permanentemente, são realizadas ações de orientação, bloqueio e monitoramento do vírus na zona urbana, além de um posto de vacinação no CCZ - resultado que deixa Uberlândia há 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.

Segundo a coordenadora, ao ser ferido por qualquer animal é importante que o cidadão busque ajuda médica. “Hoje a unidade de saúde de referência no município é a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins, onde uma equipe fará a avaliação e tomará as medidas necessárias de acordo com cada caso”, explicou Lílian.

Fique ligado!

Para atender toda a cidade e garantir a imunização dos cães e gatos serão disponibilizados postos itinerantes e fixos. Veja abaixo o cronograma da imunização por setores da cidade. Para mais informações sobre os endereços dos postos fixos e itinerantes, basta entrar em contato com o Controle de Zoonoses pelo telefone 3213-1470 ou clicar aqui.

Postos itinerantes - horário 8h às 16h


Data

Setor

Bairros atendidos



23/09


Oeste e Leste
Morada Nova, Ch. Panorama, Monte Hebron, Residencial Pequis, Morumbi, Novo Mundo, Alvorada, Jd. Sucupira, Celebridade, Zaire Rezende, Joana D'arc, Prosperidade, Santo Antônio e Dom Almir.

25/09

Leste
Aclimação, Jd. Ipanema, Bosque dos Buritis, Alto Umuarama, Mansões Aeroporto, Quinta dos Bosques, Segismundo Pereira, Santa Mônica, Custódio Pereira, Tibery e imediações.

26/09

Oeste
Dona Zulmira, Jd. Europa, Jd. Patrícia, Guarani, Luizote de Freitas, Mansour, Taiaman, Tocantins e imediações.

27/09

Oeste
Canaã, Jd. Holanda, Nova Uberlândia, Jd. Palmeiras I e II, Jd. Célia, Jd. Vica, Planalto, Cidade Jardim, Tubalina, Ch. Tubalina, Jaraguá e imediações.

28/09

Sul
Jd. Karaíba, São Jorge, Laranjeiras, Granada, Santa Luzia, Lagoinha, Vigilato Pereira, Saraiva, Morada da Colina, Pampulha, Patrimônio, Shopping Park, imediações.

29/09

Norte
Roosevelt, Jd. Brasília, Maravilha, São José, Pacaembu, Jd. América, Liberdade, Gramado, Marta Helena, Minas Gerais, Nossa Senhora das Graças, Cruzeiro do Sul e imediações.

30/09

Central
Bom Jesus, Brasil, Aparecida, Centro, Cazeca, Lídice, Osvaldo, Daniel Fonseca, Tabajaras, Martins e imediações.


18/09/2017
Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva