Imagens capturadas pelos VANTs potencializam o Agronegócio


 CEO da Horus, Fabrício Hertz
Atualmente já prevalece o conhecimento de que os drones são ótimos aliados, quando o assunto é mapeamento aéreo, permitindo uma série de aplicações em diferentes contextos, como no controle ambiental, na produção agrícola a partir do sensoriamento remoto e na aerofotogrametria de precisão, entre outros.
 Porém, esse mapeamento só estará completo e fará sentido se as imagens obtidas forem transformadas em dados, ou seja, se elas forem traduzidas em números e resultados que servirão como base para a elaboração de relatórios e análises.


Esse processo se inicia quando o VANT completa a operação e retorna para a área de pouso. Nesse momento retira-se o cartão SD da câmera e se faz o download das imagens no computador.  Essas imagens devem ser processadas de duas maneiras: em softwares específicos de processamento de imagens ou em plataformas on-line de processamento, que costumam oferecer um custo x benefício maior. Nesse universo, Startups vêm se destacando por oferecerem soluções completas para a agricultura de precisão.

Primeiramente, a sequência de imagens capturadas pelo VANT é ortorretificada, formando o mapa ortomosaico. Com isso, é possível obter diversos mapas de superfície, de terreno, animações em 3D, nuvem de pontos para, por exemplo, calcular áreas, relevo, volumes e distâncias.

Em plataformas de processamento desenvolvidas especificamente para o agronegócio, são extraídos diversos dados fundamentais para o aumento da lucratividade e tomadas de decisões estratégicas, como por exemplo, contagem de indivíduos da cultura, identificação de linhas e falhas de plantio, identificação de pragas, doenças e estresse, aplicação de índices de vegetação para análise da saúde da plantação, mapas de aplicação em taxa variável e exportação de shape files, integrados às maiores marcas de tratores do mercado. Com essas informações, o produtor pode acompanhar melhor o desenvolvimento de sua cultura, atuar com ações preventivas rápidas e precisas, integrar os sistemas de máquinas agrícolas, otimizando sua produção.

É importante salientar que o trabalho com os VANTs é fundamental para o agronegócio sim, servindo como equipamento para extração de informações, sendo acompanhado de soluções inovadoras que possibilitem resultados efetivos, a partir do processamento inteligente das imagens.

Nesse contexto, observa-se a tecnologia buscando cada vez mais a inteligência e eficácia dos processos, para que o produtor possa utilizar melhor seu tempo para ações estratégicas, além de outras necessárias.

*CEO da Horus, Fabrício Hertz, empreendedor e engenheiro mecânico, Fabrício Hertz, formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Telefone: (48) 3029-7600,www.horusaeronaves.com

informações à imprensa
BPA Comunicação Integrada
Rafael Albuquerque – rafael.mailing@gmail.com 
whatsapp - Cel.: (11) 9 6168 - 9535

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas