Votorantim Metais incentiva o voluntariado com os empregados

Correio Regional
Programa de voluntariado da Unidade Vazante é restruturado com parceria com de uma organização social

A Unidade Vazante firmou uma parceria com a Junior Achievement, uma organização de educação prática em negócios e empreendedorismo, para beneficiar jovens do município por meio do voluntariado. As ações da iniciativa atuarão em todas as escolas públicas do município e envolverá alunos de dez a 16 anos com diversas atividades que serão trabalhadas dentro da sala de aula.


Os voluntários passaram por um treinamento prévio, quando foram familiarizados com o material didático, que será trabalhado com os estudantes. No treinamento, também foram apresentados alguns pontos do trabalho voluntário. Cadastraram-se 80 empregados para os cinco programas que serão desenvolvidos no segundo semestre deste ano.


 “Está sendo uma experiência única. Nunca tinha feito um trabalho voluntário e está sendo uma ótima oportunidade que a empresa está oferecendo aos empregados, porque conseguimos incentivar o desenvolvimento local por meio do voluntariado, motivando esses jovens a continuarem estudando para um futuro melhor”, conta a voluntária Camila Carolina, integrante da equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa.

Em agosto, está sendo trabalhado o programa “Conectado com o Amanhã”, que possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho. A iniciativa oferece perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas pelos empregadores.  Ao todo, 285 alunos do 9º ano da rede pública de Vazante estão envolvidos nessa iniciativa.

Na Escola Estadual Deputado Cândido Ulhoa, os voluntários promoveram no início do mês uma palestra sobre mercado de trabalho, por meio da apresentação de um material didático e de relatos pessoais. “Os alunos gostaram bastante da atividade, interagiram com a dinâmica e até nos perguntaram quando terá de novo. Eles estão bem empolgados e ficaram, inclusive, comentando sobre a iniciativa nos corredores da escola”, conta Edi da Silva Barra, vice-diretora da instituição de ensino.

Para Antonio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais, a parceria com a Junior Achievement irá contribuir para que os jovens de Vazante continuem investindo em sua formação educacional. Uma pesquisa recente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC) apontou que o 9º ano do Ensino Fundamental possui a terceira maior taxa de evasão escolar na rede pública (7,7%). “Nós buscamos também aumentar o engajamento dos nossos empregados com a comunidade, incentivando-os a colaborarem para o desenvolvimento do município”, afirma. As ações de voluntariado serão realizadas até novembro, em Vazante.

Em setembro, está previsto o programa Nossa Comunidade, que trabalhará com alunos do 5º ano. Serão apresentadas as responsabilidades e oportunidades disponíveis de uma cidade, fornecendo informações práticas sobre as empresas e as ocupações possíveis de serem encontradas dentro de uma comunidade.

Junior Achievement

Por meio dos métodos "Aprender-fazendo", pioneirismo em educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo, a Junior Achievement gera caminhos para geração de empregos. Desde sua fundação no Brasil, em 1983, a rede da organização contou com a colaboração de mais de 150 mil voluntários e atendeu mais de 4 milhões de estudantes em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Com 118 países membros, a instituição é alimentada por mais de 472 mil voluntários e mentores, que atendem mais de 10.5 milhões de jovens por todo o mundo em cada ano. Atualmente, existem 100 milhões de ex-alunos no mundo, além de 3700 colaboradores e 8000 membros dos conselhos.

Somos Todos, o Programa de Voluntariado
A Votorantim Metais está lançando o “Somos Todos”, um formato reestruturado e mais estratégico do seu Programa de Voluntariado, já realizado desde 2008. O objetivo é estimular o exercício da cidadania entre os empregados, de forma que passem a atuar como agentes de transformação social nas comunidades em que a empresa está presente. A iniciativa, promovida em todas as suas unidades operacionais e corporativas no Brasil e Peru, agora conta com ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e às agendas sociais desenvolvidas junto às comunidades onde a empresa está presente.

Gustavo_Monteiro-01

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas