Caravana aborda prevenção às drogas com estudantes de Uberlândia

Secretaria de Prevenção às Drogas leva ações a escolas municipais, estaduais e particulares
Foto: Secom PMU
Mais de trezentos alunos da Escola Estadual Osvaldo Resende, entre seis e 11 anos, participarão nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), das atividades levadas pela Caravana de Prevenção às Drogas. Com ações que têm como tema a conscientização sobre o uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes, os trabalhos serão promovidos pela Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.

           A Caravana é um projeto itinerante da Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, que conta com a parceria da Secretaria de Educação. O projeto foi criado no ano de 2012 e envolve as comunidades escolares em atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e conversas interativas e leves. O foco principal é a prática de hábitos saudáveis visando qualidade de vida e perspectivas de futuro. As ações também contribuem para potencializar a proteção e minimizar os riscos ao uso e abuso de drogas. Alia-se ainda uma reflexão sobre projetos de vida, diminuindo a vulnerabilidade dos participantes das atividades.

Ações da Caravana de Prevenção às Drogas

- Papo Legal – Uma proposta inovadora no que se refere à prevenção, superando as palestras de caráter repressivo e proibitivo. A proposta do Papo Legal objetiva realizar, nas escolas, instituições e empresas que trabalham com jovens e adolescentes, o que chamamos de diálogos pontuais, realizados de forma leve, informal e interativa, com metodologia e linguagem atrativa.

            - Oficina de Rimas – Trabalha a expressão da musicalidade urbana e contemporânea, com princípios metodológicos voltados ao conhecimento humano, prevenção ao uso de drogas, educação, meio ambiente e língua portuguesa. Com a metodologia de rimas, os jovens debatem e expressam temas do cotidiano e ainda recebem informações qualificadas sobre os malefícios causados pelo uso de álcool e outras substâncias. O projeto também contempla a capacitação dos educadores para serem multiplicadores das ações.

Escolas podem solicitar

            Assim como a direção da Escola Estadual Osvaldo Resende fez, outras coordenações que desejam receber a Caravana em suas unidades podem solicitar o projeto. Basta entrar em contato com a equipe pelo telefone 3239.2818 ou pelo e-mail diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br e fazer a requisição. O projeto atende escolas públicas e particulares.

Fiquei por dentro!

Caravana de Prevenção às Drogas na Estadual Osvaldo Resende
Endereço: Av. Sacramento, 154 - Osvaldo Rezende
Quando:
- 28 de setembro – das 14h às 16h30  
- 29 de setembro – das 8h50 às 11h10



26/09/2017
Bárbara Menegasso

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas